Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 24 de junho de 2008

A vida e as telenovelas

" Nas telenovelas os pequenos almoços são fabulosos, servidos sempre por empregadas fardadas a rigor. Em cima de uma toalha bordada, desfilam croissants, pães de ló, pão de diversas variedades, cereais, e jarros de sumo, que vão da laranja ao maracujá. Os donos da casa, de todas as idades e feitios, sentam-se vagarosamente à mesa, folheiam o jornal, conversam, e não parecem ter pressa nenhuma. Será que há quem coma assim todas as manhãs, à semana e tudo?
Quem se levante mais cedo, para fabricar este menú de hotel de luxo, onde nunca falta nada?
Os duendes são mães extremosas ou empregadas internas, espécie considerada em vias de extinção, senão extinta mesma? Todos os dias me pasmo. Deve haver mães vilipendiadas pelos filhos que lhes atiram à cara o facto de serem privados de começar o dia com o pé direito, como aqueles mocinhos dos Morangos com Açúcar. (...) "

- Isabel Stilwell, Destak , 24 de Junho de 2008

Eu não vejo telenovelas com regularidade, só muito ocasionalmente e em casas que não a minha, mas das poucas vezes que tal acontece a minha perplexidade é a mesma de Isabel Stilwell.
Parece-me completamente inverosímil esta apresentação dos "fartos pequenos almoços " que dominam a paisagem telenovelesca, também por importação da matriz brasileira.
Existem pessoas que tomam tais pequenos almoços no nosso país, admito que sim, mas serão poucas, sobretudo por falta de tempo , e nunca à escala e no escalão etário mostrados nas telenovelas.
Ainda bem que foi Isabel Stilwell a autora da citação, mais livre de qualquer carga ideológica fica esta reflexão...

1 comentário:

João Soares disse...

Vendo bem, os livros d'"Os Cinco" também eram assim... as descrições dos pequenos-almoços e dos lanches com os seus fartos scones eram de ficção. Talvez as telenovelas sejam "Os Cinco" que a actual geração prefere/merece.