Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de junho de 2008

crónicas do mundo

Véspera de São Pedro.

M., na impossibilidade de me dar um manjerico - só por causa do peso e do volume - deixou-me um saco com dois livros e um cravo com um poema, em vez de uma quadra popular!
Os livros são para ler em Itália, enquanto ando nas minhas (nossas) viagens; a saber:
- Corrado Augias, I segreti di Roma (Os segredos de Roma) © 2006, que ocupou grande parte das montras das Livrarias romanas e continua a ser uma presença.
- Enzo Striano, Il Resto di Niente (publicado em Portugal com o título: A Portuguesa de Nápoles) © 2005.
O cravo e o seu poema foram-me deixados certamente para recordar os Santos Populares; e dado que hoje é dia 28 de Junho [vigília de S. Pedro e de S. Paulo] espera-se uma longa noite... Algumas cidades, como Roma, não vão adormecer, dado que 29 de Junho é feriado em todo o perímetro de Roma; festejam-se os seus padroeiros (Roma - dia de S. Paulo; Vaticano - dia de S. Pedro).
Em Turim tentei declamar a M. um poema de João de Deus... saíram apenas alguns versos soltos. M. aproveitou a oportunidade para mos enviar na sua totalidade, presos num cravo.

Beijo

Beijo na face
Pede-se e dá-se:
Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
Vá!

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
Vá!

Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
Vá!

Guardo segredo,
Não tenha medo
Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
Dê!

*

Como ele é doce!
Como ele trouxe,
Flor,
Paz a meu seio!
Saciar-me veio,
Amor!

Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
Amor!

Talvez te leve
O vento em breve,
Flor!
A vida foge
A vida é hoje,
Amor!

Guardo segredo,
Não tenhas medo
Pois!
Um mais na face,
E a mais não passe!
Dois...

*

Oh! dois? piedade!
Coisas tão boas...
Vês?Quantas pessoas
Tem a Trindade?
Três!

Três é a conta
Certinha e justa...
Vês?
E que te custa?
Não sejas tonta!
Três.

Três, sim: não cuides
Que te desgraças:
Vês?

Três são as Graças,
Três as Virtudes;
Três!

As folhas santas
Que o lírio fecham,
Vês!
E não o deixam
Manchar, são... quantas?
Três!


João de Deus.
[Campo de Flores (1896)]

Boa noite de S. Pedro! Que custa um beijo? Aproveite a oportunidade e Dê!

Sem comentários: