Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Versão de "Metropolis" redescoberta na Argentina


O responsável pela Fundação Friedrich-Wilhelm-Murnau-Stiftung, que detém os direitos do filme "Metropolis", de Fritz Lang (1927), confirmou que foram descobertos cerca de 20 a 25 minutos do filme, que se consideravam perdidos (julga-se que apenas faltam agora cerca de 5 minutos da versão original).
"Metropolis", realizado na Alemanha sob a égide do magnífico estúdio visionário Ufa, é considerado um dos primeiros exemplos de ficção científica, tendo lugar num futuro distópico de guerra entre as massas oprimidas e os líderes opressores em 2026. A produção foi reputadamente a mais cara de sempre de um filme mudo.
A descoberta teve lugar na Argentina, sob a forma de uma cópia que havia sido trazida para o país em 1928 e estava agora no Museo del Cine. Ainda não se sabe quanto tempo vai durar o restauro; casos anteriores demoraram vários anos (recorde-se o "Beyond the Rocks", de 1922, com Valentino e Gloria Swanson, descoberto em Abril 2003 na Holanda e exibido no Festival de Cannes de 2005). Neste momento a Fundação está empenhada no restauro do épico "Die Nibelungen", também de Fritz Lang, que deverá estrear em 2010 no Festival de Cinema de Berlim.
Esperança renovada para que um dia se encontre o uncut de "Greed" de Erich von Stroheim...

Sem comentários: