Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Santa Maria Assunta - a catedral de Spoleto

O mundo católico celebra hoje o feriado de Nossa Senhora da Assunção. Em Itália, este dia é conhecido por Ferragosto. Muitas são as localidades que assinalam a solenidade com procissões magníficas.
Ferragosto é também sinónimo de Verão e de férias. A Itália pára por uns dias.

Uma das mais belas igrejas de Itália, dedicada precisamente à Nossa Senhora da Assunção, situa-se em Spoleto (Úmbria): la Cattedrale di Santa Maria Assunta.
Após a destruição da antiga igreja por Frederico Barbarossa em 1155, rapidamente se iniciaram as obras para a edificação do novo Duomo românico que foi consagrado à Virgem em 1198 por papa Inocêncio III.
A fachada com oito rosetas vitrais, belíssimo exemplo da simplicidade românica, destaca-se pelo mosaico central de 1207 da autoria de Solsternus, representando Cristo com Nossa Senhora e S. João.
As profundas alterações do interior no estilo barroco, a que escapou apenas a abside, foram ordenadas pelo papa Urbano VIII em 1638. Graças a intervenções recentes, foi restaurada uma preciosidade dos primórdios da pintura italiana: um magnífico crucifixo pintado por Alberto Sotio (1187) que marca o início de uma vida artística própria na Úmbria.


O ex-libris da catedral é, seguramente, o ciclo da vida de Nossa Senhora na abside da igreja, da autoria de Fra Filippo Lippi e datada de 1467-69. A Anunciação, pintada integralmente por Lippi, é o primeiro de vários frescos que representam a vida de Maria, coroada no último fresco por Deus, mostrando ainda um arco-íris de santos e de personagens do Antigo Testamento. Discípulos de Lippi terão concluído a obra após a morte do mestre em 1469.

Na igreja, encontra-se o túmulo de Lippi (um monge!), construído pelo filho, Filippino, por encomenda de Lorenzo de' Medici. Porém, os restos mortais do grande mestre desapareceram misteriosamente. Narram as más-linguas que Lippi terá levado uma vida bem divertida na companhia do universo feminino de Spoleto. A família de uma das raparigas, "vítima da desgraça", ter-se-á vingado retirando o corpo do pintor...

A bela praça em redor da igreja é todos os anos palco do Festival dei due Mondi que o compositor Giancarlo Menotti organizou em 1958 pela primeira vez.

Última nota: os leitores cinéfilos reconhecerão certamente estas imagens. Em 1962, Louis Malle juntou Brigitte Bardot e Marcello Mastroianni no seu filme La vie privée. Spoleto foi o local escolhido para as cenas finais desta película.




Fotos de Spoleto da autoria de Massimo Mantellini e Nina Volare

3 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser uma beleza. Pode ser que um dia vá até Spoleto.
M.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Vale a pena! A catedral é apenas um dos muitos monumentos desta cidade: na Piazza del Mercato, no centro, misturam-se a Idade Média,a Renascença e o Barroco. E a culinária então ...

Anónimo disse...

Obrigada. Gosto muito de História da Igreja. Sou amante de arte, o fresco de Lippi, que aqui apresenta, é lindíssimo.
Quanto à malandrice de Lippi, ele teve a sorte de não ter passado pelo Concílio de Trento!
O Concílio não acabou com as malandrices mas...
É um sítio a fixar.
R