Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

13 de Outubro de 1307

- Jacques de Molay, o último Grão-Mestre .
- o selo dos Templários, símbolo de fraternidade.
No dia 13 de Outubro de 1307, por ordem de Filipe O Belo, Rei de França, foram aprisionados os grandes oficiais e muitos cavaleiros da poderosa Ordem dos Templários. Começava o processo dos Templários e com ele o declínio da mais poderosa e influente ordem de cavalaria que o Ocidente conheceu. Não vou discorrer sobre a história dos Cavaleiros do Templo, até porque seria atrevimento da minha parte perante os conhecimentos de alguns dos meus colegas aqui no blogue, apenas direi que a famosa bravura destes cavaleiros na defesa dos Lugares Santos só foi equiparada pelo seu enorme sucesso como primeira instituição financeira global da História. Foram banqueiros de reis e de papas, criadores de muitas inovações comerciais e cambiárias depois aproveitadas pelos financeiros italianos, e senhores de uma enorme riqueza. Não há dúvidas de que a sua enorme riqueza, e designadamente os créditos que detinham sobre a Coroa francesa foram a motivação determinante para a cobarde actuação de Filipe O Belo.
Durante séculos, e ainda hoje, os Templários exerceram um enorme fascínio sobre as gentes do Ocidente. Inúmeros os livros sobre eles, infindáveis as instituições que se reclamam de uma forma ou outra suas herdeiras, incontáveis as teses mais ou menos esotérico-herméticas sobre a Ordem.
Primeira nota curiosa: 13 de Outubro de 1307 foi uma sexta-feira, portanto uma sexta-feira 13, havendo quem diga que é uma das razões pelas quais tal data ficou no imaginário europeu.
Segunda nota curiosa: No dia da execução de Luís XVI, depois de este ter sido decapitado, alguém gritou na assistência- "De Molay, estás vingado! ". Isto é rigoroso, confirmado pelas mais variadas fontes, até porque não faltava gente a assistir nesse dia...

7 comentários:

Anónimo disse...

"... acredito na bondade dos homens, acredito em que a justiça acaba por triunfar...
Acredito na paz, acredito no bem estar da Humanidade, acredito na fraternidade entre as pessoas. Acredito que, se não somos fraternos, é porque não fomos educados para isso. É posiivel ser-se fraterno. E há que chegar lá..."

A. H. de Oliveira Marques, O Homem e o Historiador. Balanço de seis décadas. Diálogos com João Pedro Ferro (Lisboa, Presença, 1994)

Miss Tolstoi disse...

Yes! Melhor: Да, я соглашаюсь!

Jad disse...

Realmente a fraternidade é difícil... por vezes muito difícil. Obrigado ao comentador anónimo que colocou a citação no primeiro comentário... obrigado por me ter feito recordar o quanto é difícil e o quanto ainda precisamos de ser educados.

Jad disse...

спасибо, miss Tolstoi!

Miss Tolstoi disse...

Добро пожаловать, JAD!
Вы учя русски?
Поцелуи.

Jad disse...

Adorei os beijinhos (=Поцелуи). Da!

Miss Tolstoi disse...

Não vale estar a mostrar os seus conhecimentos de russo...