Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Friederich Nitzsche, nasceu em Röcken, Alemanha, em 15 de Outubro de 1844 e morreu Weimar em 25 de Agosto de 1900).Filósofo dos mais importantes do século XIX, escreveu inúmeros livros onde expõe os seus conceitos filosóficos, entre os quais o mais conhecido é “Assim falava Zaratustra”, em que declara a morte de Deus: “Noutros tempos blasfemar contra Deus era a maior das blasfémias; mas Deus morreu, e com ele morreram tais blasfemos. Agora, o mais espantoso é blasfemar contra a terra, e ter em maior conta as entranhas do inescrutável do que o sentido da terra."

"Nietzsche e Bernanos, este último um crente, enquanto que o primeiro proclama a morte de Deus, são autenticamente não-conformistas. Ambos, um em nome de um futuro pressentido, o outro invocando uma imagem idealizada do Ancien Régime, dizem não à democracia, ao socialismo, ao regime de massas. Eles são hostis ou indiferentes à elevação do nível de vida, à generalização da pequena burguesia, ao progresso da técnica. Eles têm horror da vulgaridade, da baixeza, difundida pela práticas eleitorais e parlamentares".

Raymond Aron, “ O Ópio dos Intelectuais”

2 comentários:

Anónimo disse...

O CANTO DA MELANCOLIA
"...
asim caí eu mesmo
da minha loucura da verdade
do meu ardente desejo do dia,
e cansado do dia, doente da claridade,
caí para os baixos, a noite, as sombras,
queimado e sedento, aspirando apenas
a uma única verdade.
Recordas-te, coração abrasado, recordas-te,
como então estavas sedento?
Cansado! É preciso que eu seja desterrado
de toda a verdade:
e nada mais do que louco,
nada mais do que poeta!

Nietzshe, Assim Falava Zaratrusta, Viseu: Guimarães Editor,sd p.337

LUIS BARATA disse...

Um dos maiores "choques" da minha vida foi descobri-lo no final da adolescência. Ficou uma admiração imensa que dura até hoje. Uma escrita demolidora, um pensamento atordoante. E, como aconteceu a tantos outros grandes, mais importante no século seguinte do que no seu.