Prosimetron

Prosimetron

domingo, 9 de novembro de 2008

9 de Novembro

Na noite de 9 para 10 de Novembro de 1938, a Alemanha viveu um dos acontecimentos mais horrendos da sua História - a Reichskristallnacht/Reichspogromnacht (A noite de cristal).

O regime de Hitler "aproveitou" um atentado contra o diplomata alemão Ernst vom Rath em Paris, ocorrido dois dias antes e levado a cabo pelo judeu Herschel Grynszpan, cujo intuito era o de chamar a atenção internacional para a perseguição de judeus na Alemanha. Por detrás da vingança que a propaganda nazi reivindicava, manifestava-se o objectivo, há muito planeado, de "resolver" definitivamente a causa judaica.

Após o discurso anti semita de Goebbels pelas 22.30 h, iniciaram-se os ataques e atentados contra a comunidade judaica em toda a Alemanha e nos territórios recém ocupados na Áustria e República Checa. Na sequência deste pogrom, foram destruídas mais de 1400 sinagogas e milhares de lojas, pertencentes a judeus alemães. 13oo pessoas foram assassinadas, cerca de 30.000 judeus foram detidos, forçados a emigrar ou deportados para campos de concentração. Membros da SA, SS e da NSDAP e, infelizmente, muitos alemães anónimos participaram neste pogrom.

Quem sobreviveu, foi obrigado a remover os estragos nos dias seguintes.
Esta noite marcou o princípio do extermínio sistemático dos judeus. Seis milhões de judeus morreram até Maio de 1945.

A 9 de Novembro de 1989, caía o muro de Berlim. Terminava assim a divisão da Alemanha entre Oeste e Leste, terminava então a Guerra Fria. O muro fora construído em Agosto de 1961.


9 de Novembro de 1938 e 9 de Novembro de 1989 - 51 anos separam estes dois dias históricos, indissociavelmente ligados um ao outro.

Nota: tradução do "cartaz" na montra da primeira fotografia: "Alemães! Defendam-se, não comprem em lojas de judeus."

4 comentários:

Anónimo disse...

A "Noite de Cristal" a mais fria e escura da humanidade!

Só me lembro de um documentário esplêndido que vi no cinema: Nuit et Brouillard, de Alain Resnais.
É pena que a televisão portuguesa já não tenha como lema educar. Hoje, era um bom dia para evocar este acontecimento duplo a tristeza de 9 de Novembro de 1938 e a alegria de 9 de Novembro de 1989.
A.R.

Anónimo disse...

Volto para colocar o site do documentário de Resnais:

http://www.dailymotion.com/video/x3itcs_nuit-et-brouillard-alain-resnais-19_news

A.R.

LUIS BARATA disse...

Acabo de ver na televisão que foram encontrados os planos e desenhos de ampliação de Auschwitz-Birkenau, de quando o tristemente famoso campo passou de campo de concentração a campo de extermínio.Foram descobertos num apartamento em Berlim, e entregues a um jornalista do BILD que agora os divulgou.

Anónimo disse...

Agradeço-lhe ter lembrado este terrível acontecimento. Para que a memória não se dissipe.