Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

13 de Janeiro de 1759 - Execução dos Távoras



Implicados num atentado a D. José I, pelo Marquês de Pombal, foram executados em Belém os Marqueses de Távora e o Duque de Aveiro.

"O poder tende a corromper; o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lord John Acton, historiador

5 comentários:

Anónimo disse...

Lord John Acton tem toda a razão!
A.R.

LUIS BARATA disse...

Lembro-me da primeira vez que li o arrepiante relato desta carnificina ocorrida em pleno séc.XVIII. E além dos supliciados que menciona, ainda os inocentes que pagaram com anos de cárcere ou de convento o simples parentesco.Tal como Napoleão ficou para mim sempre manchado pelo sangue do pobre Duque de Enghien, apesar de o admirar tanto,também com Pombal acontece o mesmo relativamente aos Távoras e Aveiro.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com a citação.
Em relação ao Marquês de Pombal tenho sentimentos muito contrastantes.
M.

Anónimo disse...

Em relação ao Marquês de Pombal também, tenho sentimentos contrastantes e o motivo prende-se com a ideia de progresso que ele fomentou. Contudo, com os Távoras poderia ter sido menos drástico!
A.R.

Nuno Castelo-Branco disse...

O Pombal... esse grande inspirador dos republicanos que o exaltaram como grande herói,erguendo-lhe a maior estátua do país. Como se conciliam eles com a sua ditadura, a destruição da escola portuguesa, o nepotismo, desvio de fundos em proveito próprio e violência extrema?