Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Comprar um Ticiano no fim do mês ...

Luigi Koelliker, homem de negócios italiano e grande entusiasta da pintura barroca, reuniu cerca de 2000 obras de arte desse período nos últimos 15 anos. Agora coloca 14 à venda, e em destaque está este Ticiano intitulado Salomé com a cabeça de S.João Baptista, datado de 1570. Terá sido comprado pelo grande coleccionador que foi Carlos I de Inglaterra, pois que a primeira notícia que se tem dele é de 1649 quando é feito o inventário dos bens deste infeliz rei. O quadro terá permanecido nas colecções reais cerca de um século, sendo certo que em 1736 aparece a integrar uma colecção particular escocesa. E só volta a dar que falar em 1994 quando é vendido em Londres a um marchand que o revende posteriormente ao dito Luigi Koelliker.

- Sotheby's, Nova Iorque, dias 29 e 30 de Janeiro. Base de licitação: entre 4 e 6 milhões de dólares.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é para todos... É só mesmo para «algunsinhos»...
M.

Anónimo disse...

Homem de negócios italiano? 2000 quadros em tão pouco tempo? Hum, aqui há gato! Ou a arte como boa maneira de lavar o dinheirinho...

Anónimo disse...

Que exagero!pode ser apenas um tipo como o Berardo que em poucos anos juntou muitos quadros.Há vários casos assim especialmente com milionários chineses, russos e indianos que compram à dúzia.