Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Livros de cozinha - 8


Continuemos na cozinha suíça. Desta vez com um rösti, um prato oriundo de Berna, feito com batatas cortadas e fritas, formando um pastelão. Há imensas receitas de rösti. Escolhi esta:

Rösti de pimentos e alecrim
Para 4 pessoas: 3 pimentos, amarelo, vermelho e verde; azeite virgem extra; 3 dentes de alho; 1,2 kg de batatas cozidas na vespera com pele; pimenta preta; 3 pés de alecrim.
1. Limpar e cortar os pimentos. Pelar e ralar as batatas. Aproveitar as folhinhas do alecrim.
2. Numa frigideira, aquecer algumas colheres de azeite em forno médio. Juntar os pimentos. Juntar o alho esmagado e deixar ao lume 3 minutos, deitar fora o líquido e juntar as batatas, mexer bem e retificar os temperos. Agitar contantemente a frigideira para evitar que se agarre. Quando estiver tostado de um lado, enfie as folhas de alecrim no rösti e vire-o com cuidado para tostar do outro lado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada MR,
Já tive ocasião de dizer que não sou grande cozinheira mas tenho alguns pratos que me saem bem.
Estes posts fizeram-me olhar para cozinha de outra maneira. Enriqueci a minha "biblioteca culinária" com as Receitas da Ópera e o livro de Receitas da Callas.
A.R.

MR disse...

Nunca fiz rösti, mas já vi fazer e já comi. Não parece difícil (demora um bocadinho de tempo) e são uma delícia.

MR disse...

Um dia destes vou-me iniciar nos rösti, até porque tenho de dar uso ao livro que foi me oferecido por uma grande amiga.