Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O surpreendente mercado espanhol de DVDs


Quando vivia em Madrid, tornei-me apreciador do mundo editorial espanhol de DVDs. Muitas vezes, Espanha editava clássicos em DVD mais cedo do que outros países (incluindo os EUA), com excelente qualidade de transposição. Em particular no cinema mudo, as edições "Orígenes del Cine" da Divisa rivalizavam com a Kino Video (possivelmente com as mesmas transposições de matrizes originais, dadas certas referências de capa).

Ontem tive tempo para revisitar algumas lojas no centro, e enquanto procurava dois filmes que tinha visto (e não comprado na altura) há um par de meses, deparei-me com várias edições que estavam no meu wish list, mas que não conseguia encontrar em Amazons, eBays ou iOffers: Knight Without Armor (1937), com Robert Donat e Marlene Dietrich, The Finances of the Grand Duke (1924), de Murnau (editado na colecção Murnau nos EUA, mas para quem já tivesse os outros títulos...), Cobra Woman (1944), com Maria Montez, Sabu, John Hall e Lon Chaney, e Flesh and Fantasy (1943), de Julien Duvivier, com Edward G. Robinson, Barbara Stanwyck e Charles Boyer.

Para quem tiver wish lists que não consegue encontrar nos tradicionais estabelecimentos online, uma visita a redutos espanhóis pode oferecer surpresas simpáticas.

PS - Além de que oferece momentos hilariantes com algumas traduções de títulos: "Cumbres Borrascosas", "Vampiresas de 1933"...

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Pode ser que amigos que vão amiúde a Espanha até os procurem por nós...

Anónimo disse...

E os filmes não são dobrados?
M.

João Soares disse...

Normalmente têm opção original e dobrada, com legendas em castelhano ou vários idiomas

Anónimo disse...

Gracias! Porque dobrados...
M.