Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 31 de março de 2009

CENAS PORTUGUESAS - 9 : No "metro" - 2

Também esta manhã, já noutro percurso de "metro", ouço um adolescente a falar ao telemóvel: " Eu gostava de ir, mas o meu pai está desempregado e a minha mãe também." O amigo insiste , mas o jovem que viaja perto de mim volta a declinar o convite. As palavras que disse ao telemóvel foram ditas com candura, sem aparente amargura, o que ainda mais me impressionou.
Dei por mim a pensar nestes crescentes números do desemprego- 3.500.000 de desempregados na Alemanha, 30.000 só no mês passado em Espanha, e a OCDE a prever que entre nós se chegue à terrível taxa de 10% de desemprego, o que a acontecer levaria a que terminássemos o ano com mais de 500.000 desempregados, um número assustador com repercussões sociais difíceis de prever, mas certamente mais perigosas do que convites recusados.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa trágica. E quando vemos aquelas reportagens sobre o encerramento de fábricas e empresas em que trabalham ambos os membros de um casal...
M.

Anónimo disse...

É verdade, é triste ver que as pessoas têm a vida desfeita logo que a começam.
A.R.

João Mattos e Silva disse...

É simplesmente terrível! A tragédia de um jovem, que na idade em que tudo lhe deveria sorrir,vive um pesadelo, a tragédia desses pais, de milhares de pais, que devem chorar a amargura de tentar dar de comer, vestir e educar os filhos e os vê privados daquilo que desjariam dar-lhe e não sabem como, a indiferença, em geral, da sociedade que tem o seu emprego e o seu sustento e, parte dela, ainda reinvindica aumentos e benesses que se levarem empresas à falência provocam mais desemprego, as falinhas mansas dos dirigentes políticos que choram lágrimas de crocodilo mas pouco fazem, sentados nos seus interesses políticos e pessoais, os vencimentos escandalosos de muitos empresários e gestores, desde logo os de empresas públicas. Apetece-me perguntar - eu que não sou revolucionário de todo - se foi para isto que se fez o 25 de Abril!