Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 31 de março de 2009

CENAS PORTUGUESAS - 8 : No "metro" - 1


Gosto muito do metropolitano, que me parece ser um óptimo meio de transporte nesta cidade de Lisboa. Rápido, eficiente, seguro e não poluente. E hoje, no "metro", senti-me importante. Passo a explicar a razão.
Como sabem os meus amigos mais chegados, não prescindo de uma agenda onde anoto à mão os compromissos, aniversários etc. E esta manhã, aproveitando uma viagem de "metro", anotei um compromisso para o próximo dia 14 de Abril, escrevendo na respectiva data: " 19h- Palácio da Ajuda. ( Jorge Sampaio ) " .
Terminada a tarefa, tive a sensação de estar a ser observado. E estava, pela senhora que ia ao meu lado no banco e que olhava para mim com um ar intrigado. Primeiro estranhei, mas depois percebi a razão da perplexidade da senhora: Prendia-se naturalmente com o que me tinha visto escrever na agenda, pois que aos olhos dela Jorge Sampaio no Palácio da Ajuda só podia ser um encontro meu com o nosso ex-presidente da República. Daí a admiração com que me olhava.
Evidentemente, os leitores do blogue já perceberam a confusão: Trata-se antes do lançamento do mais recente livro do meu amigo Jorge Pereira de Sampaio, no dia 14 de Abril no Palácio da Ajuda como já foi até noticiado aqui no Prosimetron.
Foram os meus minutos de fama numa carruagem do Metropolitano de Lisboa.

4 comentários:

Anónimo disse...

E agora a senhora fica convencida que o ex-Presidente faz anos a 14 de Abril...
M.

Anónimo disse...

Que giro!
No Metro cruzamos o olhar com pessoas que fixamos e nunca mais vamos ver. Às vezes, essa troca de olhares é quente, não é simplesmente a frieza ou o vazio que vemos constantemente no dia-a-dia.

Anónimo disse...

O comentário anterior é meu.
A.R

Anónimo disse...

Não posso resistir a contar outra história parecida e engraçada: no ano passado, houve um certo burburinho entre os jornalistas na visita presidencial ao Brasil porque entre a comitiva estava também o nome «Jorge Sampaio» e, na verdade, não era o ex-presidente mas eu, que ia na qualidade de comissário de uma das exposições que vieram a acontecer durante as comemorações...
Abraço, Jorge Pereira de Sampaio