Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de março de 2009

Jorge Pereira de Sampaio, coleccionador


O Jorge anda sempre em busca de mais uma peça para a sua já famosa colecção. Chegou a hora de a mostrar... em livro.
Parabéns... E o livro está à altura da colecção. Está lindo!

O lançamento do livro Faiança Portuguesa Séculos XVIII/XIX - Colecção Pereira de Sampaio, será na 3.ª feira, dia 14 de Abril, pelas 19 horas, no Palácio da Ajuda. A obra vai ser apresentada pelo Doutor José Miguel Júdice.
Promete!

9 comentários:

LUIS BARATA disse...

Uma colecção que vi crescer, e que merece efectivamente estar disponível em livro. Também já tive o privilégio de ver o livro e está muito bonito.

Anónimo disse...

Deve ser interessante, gosto da jarra que mostra na imagem.
A.R.

Anónimo disse...

A jarra é uma produção pouco conhecida, é em louça de pó de pedra, feita provavelmente ainda em finais do século 18, na Real Fábrica do Cavaquinho, segundo receitas de Domingos Vandelli. E parece uma peça contemporânea!
Depois do livro maquetadado, já há mais uma peça nova que não entra... o dinamismo das colecções.
Abraço, Jorge Pereira de Sampaio

Anónimo disse...

Obrigada, de facto parece uma jarra contemporânea, art decó.

Pode contar a história da Fábrica do Cavaquinho? Desculpe a ignorância mas não me lembro de ter lido alguma coisa sobre esta fábrica! Até posso ter tropeçado nela mas...
A.R.

Anónimo disse...

É uma das quatro fábricas do Porto, de finais do século 18. Foi a que primeiro introduziu a louça de pó de pedra em Portugal, ao gosto da louça inglesa, através das receitas introduzidas por Domingos Vandelli. AR, não quer aparecer no dia do lançamento? JPS

Anónimo disse...

Adorava ir ao lançamento do seu livro mas é um pouco difícil. Vê-lo-ei nas livrairas. Prometo que depois direi alguma coisa.
Obrigada pelo gentil convite e pela explicação da fábrica.
A.R.

Manuel Rico disse...

Eu aconselharia a leitura do livro - Faiança Portuguesa, séculos XVIII e XIX. Não sendo uma obra muito recente está bem escrita e descreve alguns aspectos da produção, para além de apresentar exemplares.

Manuel Rico disse...

o livro é de Arthur de Sandão

Manuel Rico disse...

Infelizmente o Cavaquinho é uma fabrica ainda muito mal estudada quanto à sua produção. O que é pena tendo em conta o papel inovador e de relevo que teve no seu tempo. ultimamente tenho investigado e adquirido peças, essencialmente de vidrado negro, que podem ser atribuidas à fabrica. Aguarda-se a edição de um estudo aturado..