Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Arquitectos V - John Lautner.

Lembram-se dos Jetsons, uma série de desenhos animados?
A minha quinta escolha vai para uma casa que me faz lembrar a casa dos Jetsons, série produzida pela Hanna-Barbera de 1962 a 1963.

Casa Malin, “Chemosphere”, 1960.(*Imagem digitalizada da capa do livro)

A Casa Malin, em Hollywood, Califórnia de planta octogonal é suportada por uma coluna central única. Foi a solução encontrada por Lautner para resolver um problema colocado por um orçamento reduzido num local escarpado. O arquitecto conseguiu vencer a impossibilidade de construir dos terrenos e deixar a paisagem praticamente intacta. O acesso à casa é feito por um funicular a partir do abrigo para recolha de viaturas, situado em baixo, e por um passadiço a partir do flanco da colina que a super-estrutura toca ao de leve.
Casa Malin à sombra
Os primeiros projectos de Lautner conservam alguns traços da influência de Frank Lloyd Wright, com quem fez a sua aprendizagem em Taliesin East School. Mas com o decorrer do tempo, a sua obra evoluiu para uma concepção original e pessoal.
John era filho de uma pintora e de um professor, nasceu em 1911, junto do Lago Superior, no norte do estado de Michigan, o contacto com a natureza influenciou a sua obra.

O terraço à volta da casa (*imagem digitalizada)
Lautner guardava religiosamente qualquer objecto que lhe interessasse como: uma concha, ou uma imagem de uma deusa egípcia ou um texto sobre a essência da beleza, podemos encontrá-los no seu escritório.
*Barbara-Ann Campbell-Lange - Lautner, Alemanha: Taschen, 2006, p. 45-49

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Tem toda a razão, faz mesmo lembrar a casa dos Jetsons. Agora se o funicular avaria...

Anónimo disse...

Linda! Mas dá medo... vertigens, insegurança... Mas linda! JPS