Prosimetron

Prosimetron

sábado, 15 de agosto de 2009

15 de Agosto : Assunção de Maria

- Tiziano, Assunção de Maria, séc.XVI.

Hoje é dia feriado nos países católicos em honra da Assunção de Maria, mas não se pense que é uma solenidade apenas celebrada pelos católicos, já que é comum aos ortodoxos, aos anglicanos e a algumas igrejas protestantes. A crença secular de que Maria, mãe de Jesus Cristo, foi elevada aos céus em corpo e espírito, foi erigida em dogma apenas a 1 de Novembro de 1950 por constituição apostólica decretada pelo Papa Pio XII. E não foi um tema pacífico, dentro e fora da Igreja Católica.
Tenho para mim que, mais uma vez, se perguntarem a muitos portugueses qual a razão deste feriado as respostas irão ser interessantes...

5 comentários:

Anónimo disse...

Luís, esqueceu-se ontem da Batalha de Aljubarrota?
M.

Anónimo disse...

E da morte de D. João I?

LUIS BARATA disse...

E hoje também é o dia de nascimento de Napoleão, da fundação da capital do Paraguai ( Assunción, claro está ) etc etc

Ars longa, vita brevis :)

ana disse...

Estou mesmo de férias e desintegrada de tudo. Não me lembrava que hoje era feriado.
Obrigada pela informação.
D. João I morreu a 15 de Agosto ou a 14? Não me lembrava de todo!

Anónimo disse...

Aljubarrota e D. João I, ambos a 14 de Agosto