Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Caravaggio em Zagreb



Encontrei-me em Zagreb com dois quadros de Caravaggio representando S. João Baptista, ambos lado a lado no Museu Mimara, que desde 1987 apresenta ao público a colecção de Wiltrud e Ante Topić Mimara. Muito mal iluminados, apenas se conseguiam ver (e fotografar) muito de lado.

Curiosamente, fazendo algum trabalho de casa para conhecer mais sobre as obras, dado que a informação no Museu estava apenas em croata, não encontrei nada! Nem no excelente (pensava eu) artigo sobre os quadros de Caravaggio sobre S. João Baptista(http://en.wikipedia.org/wiki/John_the_Baptist_(Caravaggio), nem na Web Gallery de Caravaggio (http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/c/caravagg/index.html), nem no site da Fundação Caravaggio (http://www.caravaggio-foundation.org/).

Vou ter que esperar pelo regresso a Lisboa para consultar a minha obra de referência, o "Caravaggio Studies" de Walter F. Friedlander, de 1955. Até lá, vou continuar intrigado (e com pena de só ter conseguido fotos laterais!).

8 comentários:

Jad disse...

Serão Caravaggio ou seguidores de Caravaggio? Falta-lhes um pincel Caravaggio (na minha modesta opnião)! Obrigado e boa viagem.

João Soares disse...

Os senhores do Museu eram veementes de que se tratava de obras de Caravaggio. Confesso que hesitei, mas... Abraços!

MR disse...

Há outro S. João Baptista, de Caravaggio, em Kansas City.
É um desespero estar num museu onde não entendemos nada da legendagem. Quando vejo, nos museus portugueses, legendas só em português penso no desespero dos estrangeiros. Irritei-me imenso no Museu da Literatura em Budapeste. Tanto que até desisti.
M.

MR disse...

Continuação de boa viagem.

João Soares disse...

Obrigado!

LUIS BARATA disse...

Ficamos à espera das conclusões sobre a autoria das telas :)

ana disse...

Realmente não parecem genuínas é um mistério a resolver!

Anónimo disse...

Ontem visitei o museu Mimara e, como amo Caravaggio, fiquei muito intrigada com os dois quadros. Pesquisando na web encontrei esta sua postagem antiga... Conseguiu descobrir se são verdadeiros?