Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lendo os outros



"COISAS QUE APRENDI COM A VIDA

O mundo pertence aos tolos, pelo que nunca devemos revelar metade daquilo que sabemos.

O mundo está cheio de grandes homens que nunca demonstraram aquilo que valem, pelo que devemos subentender que tais propaladas qualidades se limitam à capacidade de vergarem a espinha e de servirem a um senhor que os fez importantes.

O mundo está cheio de projectos e ideias que raramente se aplicam; quanto mais se invocam os valores e a coerência das ideias, mais atropelos se cometem contra aqueles que não têm nem projectos nem ideias.

Pior que os medíocres são os puros; em nome das suas monomanias são capazes de matar, torturar e flagelar as suas vítimas enquanto exibem profunda consternação pela teimosia com que estas lhes resistem.

Por detrás de qualquer ideia peregrina há, escondido, um chão propósito. A mentira e a dissimulação colam-se como um luva aos mais altos propósitos. Mentir por princípio e enriquecer como fim são leis invioláveis da vida social.

As pessoas gostam de pequenas coisas, lugares-comuns, meias-tintas e ramerrão que não anda nem deixa andar. Nunca faças nada que coloque em risco a mediocridade santificada. Se o fizeres, és um um desmancha-prazeres, um provocador ou um marginal.

Quanto mais vulgar e maldosa uma ideia, mais aguerridos seguidores se congregam em torno da sua bandeira. Que eu saiba, as ideias mais populares são aquelas que pedem vingança, morte, anulação da diferença e não as que exigem aprimoramento, superação e emulação".


Miguel Castelo - Branco em "Combustões"

4 comentários:

Anónimo disse...

Embora não concorde com todas as afirmações (ou certezas,um pouco generalizantes),algumas são de uma extraordinária lucidez. Ficar-lhe-ia grato se me indicasse a editora onde o livro foi publicado. Obrigado.
Alberto Soares.

Anónimo disse...

É um pouco amargo este "Coisas que Aprendi com a Vida", mas é com certeza a realidade nua e crua com que nos confrontamos.

Ana

LUIS BARATA disse...

Concordo com muito do que o Miguel escreveu.

João Mattos e Silva disse...

Para Alberto Soares: é um post do blog Combustões