Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Natal 2009 - 10

Natal pelo Mundo!

Buon Natale, Feliz Navidad, Joyeux Noel, Frohliche Weihnachten, Eftihismena Christougenna, Boze Narodzenie, Hauskaa Joulua ou God Jul são diversas formas de saudar o Natal. Independentemente do idioma ou tradição, esta é uma data celebrada com festa e espírito de família. Vejamos como são os "natais" por esse mundo fora:

Em Itália, terminada a ceia feita de enguias e panetone espera-se pela meia-noite, jogando às cartas, para se assistir à Missa do Galo. A entrega dos presentes faz-se a 6 de Janeiro, o dia em que as crianças esperam pela visita da Befana (a velha senhora que negou comida e abrigo aos Reis Magos que iam a caminho de Belém. Arrependida, ainda hoje ela corre mundo à procura do menino Jesus e sob diversas formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa) que traz presentes para os bons e castigos para os meninos mal-comportados.

Em Espanha, o verdadeiro Natal começa a 22 de Dezembro, dia em que é sorteada a Lotaria de Natal. Na Nochebuena (noite antes do Natal) faz-se uma ceia em família constituída por marisco, aves, torrões, tortas e doces de origem árabe com amêndoas e mel. À meia-noite, assiste-se à Missa do Galo.

Em França, as feirinhas natalícias, concertos em igrejas e uma ceia requintada assinalam a chegada do Natal. Come-se patê de fígado de ganso, perú assado, boudin blanc como sobremesa la bûche de Noel, um doce em forma de tronco coberto de chocolate. As crianças colocam os seus sapatos junto á lareira para que o Pai Natal os encha de presentes.

A Alemanha foi o país que viu nascer a árvore de Natal, por volta do século VIII e, portanto, os pinheiros enfeitados decoram as ruas e praças das cidades durante o mês de Dezembro. Ainda segundo a tradição, São Nicolau visita as crianças na noite de 24 e entrega doces a serem abertos na manhã seguinte. Outra lenda, popular no sul do país, diz que o menino Jesus traz presentes na noite de Natal. No norte, o Weihnachtsmann, o Homem do Natal é quem cupre essa tarefa. Além da árvore, decorada com luzes, são preparados os chamados lebkuchen, bolos aromáticos.


Na Grécia, as festas de Natal são celebradas com alguma sobriedade já que o São Nicolau, importante naquele país, é o santo padroeiro dos marinheiros e navegantes em geral.

A Lapónia é a casa do Pai Natal. or esta altura do ano são muitos que visitam a mais famosa aldeia da região. Dizem que São Nicolau recebe anualmente cerca de 700 mil cartas provenientes de crianças de todo o mundo.
Ainda na Escandinávia, a celebração do Natal vai variando um pouco de país para país. Na Suécia, o Natal começa a 6 de Dezembro, dia em que as crianças escrevem ao Pai Natal que lhes retribui com saquinhos de balas e nozes. Os presentes chegam a 25, mas na noite de Natal, a filha mais velha da casa que se veste de branco com uma faixa encarnada à cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça, leva cuidadosamente café e bolinhos a cada membro da família aos seus quartos. Na Finlândia e Noruega, é servido o julgrot, um pudim de arroz. Quem no recheio encontrar uma amêndoa terá sorte no ano seguinte.

Na Polónia, a véspera do Natal é celebrada com a Pasterka, a Missa do Pastor, à meia-noite. A ceia inclui peixe, sauerkraut, uma espécie de repolho azedo, panquecas de batata e sopa de beterraba.

Na India, os cristão decoram pés de manga e bananeiras nesta altura do ano. Em algumas regiões, usam ainda um óleo para acender pequenas lâmpadas moldadas com argila que decoram as casas.

No México, nos nove dias que antecedem o Natal, encena-se a peregrinação de Maria e José por uma acomodação em Belém. São ainda realizadas procissões e festas, nas quais as crianças, de olhos vendados, tental quebrar a pinãta , um objecto pendurado no tecto cheio de guloseimas.

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

Um verdadeiro caleidoscópio natalício! Tenho a impressão que nunca passei o Natal fora de Portugal,mas é coisa que não ponho de parte.

MR disse...

Parabéns pelo post.

ana disse...

Parabéns. Em França, Paris vi algumas das feirinhas a que faz referência.