Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

«Os caprichos têm data», com Margarida Acciaiuoli - sáb 12 Dez - 3ª sessão do Ciclo A Paleta e o Mundo

Sábado 12 de Dezembro às 15h

«Os caprichos têm data»

mesa redonda organizada por

Margarida Acciaiuoli

Realiza-se no sábado 12 de Janeiro às 15h, na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, mais uma sessão do Ciclo A Paleta e o Mundo, em que serão debatidas, numa mesa redonda, as questões levantadas no 3º capítulo da Introdução da obra de Mário Dionísio A Paleta e o Mundo, intitulado «Os caprichos têm data», que trata das relações entre a arte e a sua época.

É Margarida Acciaiuoli, professora de História de Arte e uma das fundadoras da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, que organiza a sessão, uma mesa redonda em que participarão, além da organizadora, Júlia Andrade, Teresa Lima, Rita Ferrão, Paula Lobo, Bruno Marques, Catarina Rosendo, Filomena Serra, Sérgio Coutinho, Cristina Vasconcelos, Paulo Baptista e Alexandra Quintas.

Os temas da mesa-redonda são os seguintes: a Importância dos Caprichos e a criação artística; os Caprichos como resposta; arte e sociedade / a arte depende da sociedade do seu tempo; relação da arte com a natureza: o problema da luz, entre outros; o retrato, o problema da figura no Ocidente: a Figura do Cristo; a questão da "impossibilidade" da fotografia; a questão da arte abstracta; a pintura e a época: a ligação passado/futuro, através das "contaminações figurativas".

Trata-se da terceira sessão mensal deste ciclo. As duas primeiras foram organizadas respectivamente por Luís Miguel Cintra (Arte e Público) e por Rui-Mário Gonçalves (Arte Ciência).

A quarta estará a cargo de Manuel Gusmão e terá lugar em 23 de Janeiro próximo, a partir do 4º capítulo da Introdução de A Paleta e o Mundo intitulado «Um mundo dentro do Mundo».

Desde 26 de Outubro está em curso, às segundas-feiras pelas 18h30, a leitura seguida, com projecções de imagens, da 2ª parte de A Paleta e o Mundo, intitulada «Prestígio e fim de uma ilusão», sobre a pintura dos séculos XVIII e XIX.

Ver aqui o programa do ciclo.



--
Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c - 1100-004 Lisboa
tels: 21 8877090
e-mail: casadaachada@centromariodionisio.org
página: http://www.centromariodionisio.org/
notícias: http://noticias.centromariodionisio.org/
mapa: http://www.centromariodionisio.org/localizacao.php

Sem comentários: