Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A. S. : Escolhas Pessoais X

Jorge de Lima


Jorge Matheos de Lima (1893-1953), pintor, médico, escultor, ensaísta, cinco vezes rejeitado para ingressar na Academia Brasileira de Letras, poeta, sobretudo conhecido, e saturadamente, pelo poema “Essa negra Fulô” – que João Villaret dizia magistralmente – é uma figura que vale a pena lembrar. Cerca de um ano antes de morrer, numa entrevista, definiu-se assim: Tenho um metro e sessenta e oito centímetros de altura, peso 59,5 kgs. e uso óculos. Sou meio careca e meio surdo. Sou católico praticante e meu santo é São Jorge. Visto sempre de cinza e acordo às quatro da manhã com os galos e a aurora…
Infelizmente, e no que à poesia diz respeito, alguns dos seus melhores poemas estão sepultados por entre essa densa floresta epopeica intitulada Invenção de Orfeu (nome escolhido por Murilo Mendes) e que foi prefaciada por João Gaspar Simões, na sua edição original.
Autor de uma obra desmesurada e desigual, de leitura, por vezes difícil e pesada, em que o barroco se mescla de misticismo, e os metros clássicos e temas se travestem de surrealismo, sobrevoada por um sopro bíblico, a voz de Jorge de Lima é, no entanto, incontornável para quem quiser conhecer as tonalidades variadas da melhor poesia brasileira.



Francis Bacon: "Three studies for a basis of a crucifixion", 1.ª versão (1944)

Transcreve-se, do poeta, um soneto de grande tensão expressiva e que foi publicado – como inédito, na altura – na revista portuguesa Árvore (vol.II - Primeiro fascículo):

Divina Voz, divino Sopro santo,
respiro-me em teu Voo, veloz Amor.
E sinto-me pequeno de poesia.
Vezes uns uivos, longe de ser canto

vestem-me os pêlos como Manto novo,
cordas revoando. Louvo-te Senhor.
Tenho em roda ao pescoço uma coleira
de cão, de pobre cão entre o meu povo.

Nem sei dizer se esse mudado verbo,
nem sei dizer se essa gaguês furiosa,
essa rosa de vento que é meu berro

se tornou na asfixia de Teu perro,
- canto com que louvar-Te, canto-chão,
nessa Tua divina ventania.

Post de Alberto Soares.

3 comentários:

ana disse...

Esqeci-me de dizer que gosto de Bacon e desta crucificação!

JP disse...

Gostei muito. Uma época em que, embora com a dimensão possível, Brasil e Portugal comunicavam mais? E sem necessidade de qualquer entendimento ortográfico...

MR disse...

Também gostei.