Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de março de 2010

Por terras de África, uma livraria em Lubango!


Um amigo esteve no Lubango, antiga Sá da Bandeira, a leccionar um mestrado. De lá trouxe-me um livro que comprou na livraria: Lello.
x
Lello, Lubango, Angola


Fotografia de E. I.
x
O livro que me trouxe daquelas paragens intitula-se: Itália Angola: uma amizade antiga, uma selecção de extractos do "Relatório do Reino do Kongo e das Terras Circunvizinhas", de Filippo Pigaffeta, publicado em Roma em 1591.
x
« "O Relatório do reino do Kongo e das Terras Circunvizinhas, não é obra original de Pigafetta, que se limitou a retomar escritos de Duarte Lopez, a traduzi-los e a comentá-los para a Corte de Roma. Mas graças à centralidade cultural de Roma da época, o volume tranformou-se num "best seller" internacional, oferecendo a historiadores, geógrafos e homens de cultura a visão de um mundo mais proximo de quanto se pensasse e todavia tão distante.
Tais conceitos de proximidade e de distância, reconhecem-se nas anotações e nos comentários de Pigafetta que, tradutor traidor, acrescenta à obra de Lopez. Daí, a encantada surpresa pelas belezas naturais de Angola, a estupefacção por costumes muito distantes para um directo herdeiro do Renascimento italiano. (...) O livro à distância de séculos, mantém todo o seu interesse, toda a sua frescura e contribui para dar a conhecer alguns aspectos históricos que caracterizam a Angola actual.» (Introdução)
x
Fillipo Pigafetta, Relatório do Reino do Kongo e das Terras Circunvizinhas, Luanda: Edições Chá Caxinde, 2002, p.6 e 7, (Tiragem 1000 exemplares).

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Curioso a livraria ainda manter o nome original.

ana disse...

Também achei, por isso é que trouxe aqui.:)