Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bem bom mais

É bonito que esta semana se cumpra sob o signo do BB+. Refiro-me, obviamente, à vitória do Benfica e à visita de Bento XVI. Têm a minha simpatia porque ambas trazem, a uma quantidade impressionante de pessoas, duas coisas importantes: alegria e esperança. Mas é verdade que não é só por altruísmo que me alegro com a felicidade e fé alheias. Sim, também é porque... daí saco vantagem. Pessoas felizes são mais generosas, mais atenciosas, têm menos tendência a chatear o próximo (ou seja, eu) do que pessoas frustradas, ressentidas. Corro menos riscos de ser atropelado, levar um tiro ou ser mal atendido na repartição – e não ser atropelado nem levar um tiro nem ser tramado com a papelada são (vá lá saber-se porquê) coisas a que ligo alguma coisa. Há anos o comandante da Brigada de Trânsito da GNR confirmou-me esta tese: quando a vida corre bem aos portugueses, somos menos agressivos ao volante e há menos desastres. O Braga por acaso também começa por B, fazendo o triângulo perfeito, sendo que Braga sempre foi a cidade mais religiosa de Portugal. Também não desmerecia ganhar. Mas a vitória do Benfica conjuga-se melhor – a começar pelo nome do treinador – com a vinda de Bento, que até tem nome de antigo guarda-redes do Benfica. Por isso não alinho com a malta ateia em abaixo-assinados pela “laicidade”. Sabiam que também num ateu o fanatismo é uma chatice? E quanto a vós, amigos do Porto: cadê o mal de, depois da vossa fartura, o Benfica ganhar? Hã? Aprendamos, com o Pai, com a Mãe, com o Tio, com o Roque, com a Amiga, a viver e a deixar viver. Sobretudo numa altura em que as agências de “reitingue” nos tiraram o AA+, é bem bom termos pelo menos esta semana de festejos BB+. Viver e deixar viver, ouvisteis, pá? Aceitar como nossa a alegria dos outros. Ide por mim. É tão simples que nem parece complicado.

Rui Zink
In: Metro, Lisboa, 10 Maio 2010, p. 9

3 comentários:

hmj disse...

Com o devido respeito para MR, segue o meu comentário:
Lendo o texto, com atenção, percebe-se, de facto, a necessidade de o Sr. Prof. Rui Zink promover, para os profesores do Ensino Básico e Secundário, um Curso de Escrita Criativa, integrado nos Cursos de Verão da UNL.
Atendendo ao Programa do referido Curso: "Exercícios de aeróbica para a mente e para a caneta", bem como os Requisitos exigidos: "Saber escrever", não restam dúvidas sobre os supremos efeitos na chamada "prática pedagógica dos docentes" após a frequência das 6 sessões previstas.
Resta acrscentar, com as palavras do docente que "prometemos, ao fim de 6 sessões, obras geniais garantidas ou o seu dinheiro de volta."
[citações da página electrónica da UNL]

hmj disse...

Onde se lê: "acrscentar" deve ler-se: "acrescentar"

MR disse...

HMJ,
Achei graça a este texto, embora eu até ache o Zink um bocado cabotino.
Quanto ao curso que ele promove na UNL, como as «obras geniais garantidas» devem ser nulas, imagino que deve haver lugar a muito dinheiro devolvido. A não ser que quem frequente o curso ache que ainda vai escrever alguma obra genial...