Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Visita - 2!

Ontem o Primeiro Ministro José Sócrates referiu a importância desta visita papal neste momento de crise.
x
"O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje aos jornalistas que a “importantíssima” visita de Bento XVI “distingue” e “honra” Portugal.
(...)Esta é uma “visita que nos distingue e nos honra”, afirmou o primeiro-ministro, José Sócrates, à chegada ao Terreiro do Paço onde hoje se celebrou a eucaristia. (...)
Questionado sobre a importância da vinda do papa num momento em que o país atravessa dificuldades financeiras e económicas, José Sócrates considerou positivo o impacto das palavras deixadas pelos responsáveis religiosos em geral".

No Público 11 de Maio 2010

4 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Muito laico mas lúcido: sabe que a maioria dos portugueses é católica e o seu partido precisa dos votos da maioria e não só dos 20 e tal por cento da minoria que se diz não católica. É pragmatismo e cálculo político puro. Mais nada.

ana disse...

;)

MR disse...

JMS,
Que eu saiba a laicidade não tem a ver com as convicções ou não convicções religiosas de cada um, neste caso do primeiro-ministro; tem a ver com a separação do Estado e das igrejas ou religiões - de todas.

João Mattos e Silva disse...

Está enganada MR. Eu defendo um Estado laico e sou católico. O Engº Sócrates defende um Estado laico e é laico: que eu saiba não é católico, nem budista, nem islamista. Talvez agnóstico. Uma coisa é ser laico outra é ser laicista.
E duvida que é por pragmatismo político que ele tomou estas posições? Até não recebeu o Dalai Lama, não fosse a China espirrar...