Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alma Mater!

Alma Mater - Biblioteca Digital Fundo Antigo da Universidade de Coimbra ver aqui
A partir do dia 14 de Julho, a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra- Alma Mater - está disponível ao público prestando assim, uma mais-valia para todos os investigadores e não só.
Pode ver:
x
Regra de Santa Clara uma belíssima obra, manuscrito do século XVI.

No Alma Mater encontra esta obra digitalizada. A ficha técinica descreve um manuscrito da Regra de Santa Clara que terá sido aprovada pelo papa Urbano IV, no século XIII. O manuscrito está encadernado em capa de veludo vermelho possui 33 fólios.
x


ou a "Peregrinaçam de Fernam Mendez Pinto "numa edição do século XVII

Peregrinação de Fernão Mendes Pinto,
1514?-1583, Lisboa, 1614


Pode consultar documentos e imagens inéditos sobre a República na "República Digital", parte integrante da Alma Mater, que coloca ao dispor do leitor documentos e imagens do aparecimento dos ideais republicanos em Coimbra.

16 comentários:

JP disse...

Pois está a Alma Mater Conimbrigensis de parabéns! Só acho o interface de busca (por exemplo, por data) um tanto ou quanto mais rebuscado do que o utilizado pela BN digital. Ou então é meramente da apresentação dos resultados...
A B do Porto e a de Évora, não pensarão neste passo?

ana disse...

É verdade está de parabéns!

Tem razão a da BN é mais fácil de utilizar.
Bom fim-de-semana! :)

ana disse...

Obrigada Jad pela informação.

MR disse...

Bem, eu só fui consultar a parte de jornais da República Digital e achei os critérios, no mínimo, estranhos. Incluem jornais anarquistas, comunistas-anarquistas, e até Observações meteorológicas, magnéticas e sísmicas, o Anuário da Universidade de Coimbra, o Boletim dos Hospitais de Coimbra, e mais não vi.

Anónimo disse...

E a Regra clarissa é do século XIII, mas o códicem com a bela iluminura, data do século XVI.

ana disse...

Caro anónimo,
obrigada.

ana disse...

Deixo aqui a ficha técnica que vai encontrar quando consultar o documento.
REGRA de Santa Clara] [manuscrito] / Urbano IV ? .- [s.l. : s.n., séc. 13.- [2] 33 f. ; 28 cm
Encadernado em veludo vermelho retirado da ficha técnica de Alma Mater (sic)]

Jad disse...

s.l. : s.n., séc. 13?????????

ana disse...

Jad,
É como está na ficha técnica, limitei-me a copiar e avisei que era o que se encontra quando se abre o site para ver a obra!

Jad disse...

Tentei chegar até à ficha técnica que indica, pelo Alma Mater e não consegui. Deve ser erro meu, pois no cronológico, século 13 [SIC] não consigo encontrar.
A Ana importa-se de colocar, num comentário, o link.
Agradeço.

ana disse...

JAD,
(sic) fui eu que coloquei porque copiei "sic" o que estava na ficha. Já tem o link.

ana disse...

JAD,

Coloquei o link como pediu e como o devia ter feito à partida.

Acerca das transcrições, a minha opinião, e permita-me, é que se deve preservar o documento o mais possível, desta forma transcrevê-lo o mais próximo possível.
É, talvez uma via diferente da sua.

Achei estranho no meio disto tudo o JAD não louvar o esforço das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. Sabe bem como os custos são elevados e como é meritório, apesar de que possa não estar ainda perfeito.

Jad disse...

Ana, desculpe, não percebi o comuntário que me dirige:
JAD,
[...]

Acerca das transcrições, a minha opinião, e permita-me, é que se deve preservar o documento o mais possível, desta forma transcrevê-lo o mais próximo possível.
É, talvez uma via diferente da sua.

Deve estar a fazer alguma confusão entre público e privado.

Obrigado pela resposta.

ana disse...

JAD,

O comentário refere-se à minha opção em manter "Peregrinaçam de Fernam Mendez Pinto", e aos e-mails trocados.

Obrigada pelo ensinamento.

Jad disse...

Ana
Louvo os esforços, mas não louvo a duplicação de trabalhos; isto em resposta ao seu comentário:
"Achei estranho no meio disto tudo o JAD não louvar o esforço das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. Sabe bem como os custos são elevados e como é meritório, apesar de que possa não estar ainda perfeito."
Ninguém atacou o serviço, os meus parabéns naquilo em que tem utilidade.

Jad disse...

Não faço público os e-mails trocados. Não respondo em público ao que é privado.
E por aqui vou acabar.