Prosimetron

Prosimetron

domingo, 11 de julho de 2010

Como as cerejas...

Como as cerejas porque o poema de Marianne Moore levou-me ao Rei dos Reis, Haile Selassie I, grande figura do séc.XX algo esquecida, de cuja morte me lembro perfeitamente apesar da tenra idade.
E o 225º monarca da Etiópia conduziu-me naturalmente ao seu "profeta musical", o jamaicano Bob Marley de que gosto bastante.
Esta War cantada por Marley não foi escrita por ele, sendo literalmente a transposição musical do famoso discurso proferido em 1963 pelo Imperador da Etiópia na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Um grande discurso e uma grande canção. E hoje a Etiópia é o quê? Nada, depois de ter sido sido durante três quartos do séc.XX uma respeitada nação, a mais antiga ( e independente ) de África, resistente ao fascismo italiano e promotora da unidade africana.

3 comentários:

ana disse...

Bob Marley é fantástico!

APS disse...

O que faz a diferença de idades, Luis Barata..., pois eu ainda me lembro da visita de Hailé Selassié, o Négus, a Lisboa!...

JP disse...

E visitou então o castelo de Leiria, ficando nos anais locais...