Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 28 de setembro de 2010


Exposição “A Repressão da Imprensa na 1ª República”, que decorrerá ente o dia 04 e o dia 15 de Outubro, em Lisboa, no Palácio da Independência, organizada pela Plataforma do Centenário da República e com o apoio da Causa Real.

Esta exposição é feita à margem das comemorações oficiais dos cem anos da república portuguesa e também, o que é mais penoso, à margem da investigação oficial sobre os primórdios do regime republicano.

A Plataforma Centenário da República é uma iniciativa de um grupo de cidadãos independentes que, tendo em vista as próximas celebrações dos cem anos sobre a revolução republicana de 5 de Outubro, se reúne para uma abordagem histórica em contraponto às comemorações oficiais.

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Por acaso, ouvi na rádio há uns dias atrás alguém falar sobre isto- a repressão que se exerceu sobre a imprensa durante a Primeira República.
Comparado com que se passou, o pobre "ditador" João Franco era um santo...

MR disse...

«O pobre ditador João Franco»? Foi o braço armado do Regicídio, segundo opinião da rainha D. Amélia.
Hei-de ir ver esta exposição. Já tinha visto o catálogo na net.

LUIS BARATA disse...

É que chamar "ditadura" à fase final do consulado de João Franco peca mesmo por excesso, especialmente se compararmos com os anos sangrentos que se seguiram.
A rainha D.Amélia culpou, mal ou bem, quem era o primeiro responsável político- o chefe do Governo.Considero uma reacção perfeitamente natural,ainda que possa discordar, especialmente vinda de quem-mulher e mãe.

ana disse...

É bom haver vários olhares sobre uma época.
A diferença de ideias faz reflectir e pesar o excesso de um e outro lado.
Obrigada, ainda não tinha lido nada soobre esta exposição.
Numa verdadeira democracia tem que haver espaço para todas as opiniões