Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um príncipe herdeiro na Ásia...


Pois é, há um novo príncipe herdeiro no continente asiático, mas não nas monarquias constitucionais tailandesa, cambojana ou japonesa como seria de prever. Trata-se sim de Kim Jogn-Un, o terceiro filho de Kim Jong-Il, o Querido Líder da Coreia do Norte, esse verdadeiro paraíso na Terra.
Com 27/28 anos ( desconhece-se a idade certa ) e estudos num colégio suiço, o jovem herdeiro foi promovido há dias a general, naquele que foi considerado o primeiro passo para a eventual sucessão do pai que está parcialmente incapacitado há dois anos depois de um derrame cerebral.
Ouvi esta manhã, na CNN que chama carinhosamente à Coreia do Norte a family dictatorship, que o 3º Kim já recebeu alguns cargos na Conferência do PC da Coreia do Norte que está a decorrer. E até já se fala num epíteto para o possível novo dirigente: Brilhante Líder...
Mas, tal como em qualquer outra família real, há segredos de família com consequências políticas: aquele que foi durante anos o herdeiro provável, Kim Jong-Nam ( filho mais velho, de 39 anos de idade), terá sido afastado por ter "um carácter demasiado feminino".

3 comentários:

MR disse...

É um dos males das monarquias... :), mesmo num caso em que não o é, como o presente, mas que funciona como se o fosse. (Até pareço o outro.)
Esperemos que, ao menos, o III não seja tão "tarado" como o pai e o avô.
Já há uns tempos tinha lido algo no estilo sobre Kim Jong-Nam. Eufemismos...

LUIS BARATA disse...

Acho que é pior que nas verdadeiras monarquias, onde existem mecanismos e regras para regular a sucessão na chefia do Estado, que são conhecidos por todos e não podem ser mudados arbitrariamente.
E mesmo nas monarquias os incapazes ou inaptos renunciam aos seus direitos ou são convencidos ( admito que forçados nalguns casos) a abdicar se já coroados.

MR disse...

Eu também acho que este caso é pior que o geral das monarquias, como é óbvio. :)