Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pedras - 4





O colar ontem mostrado pela nossa M.R. lembrou-me que estava em falta a pedra de Setembro. Trata-se da safira, uma das pedras preciosas mais apreciadas e resistentes, só perdendo em durabilidade para o diamante. Existem em quase todas as cores, excepto em vermelho ( rubis ), e são encontradas sobretudo no Oriente ( Tailândia, Camboja, Sri Lanka ) embora também na Austrália e na Nigéria.
E a safira histórica que escolhi foi a safira azul de Maria da Roménia, comprada na Cartier para aquela que nasceu Princesa Maria de Edimburgo, neta da Rainha Vitória, e entrou para a História como Maria da Roménia (1875-1938), mulher de Fernando I da Roménia e mãe de Carol II que viveu vários anos entre nós.
Esta princesa britânica que amou o seu país adoptivo foi, aliás, decisiva para a sobrevivência do mesmo após a Primeira Grande Guerra, tendo-se deslocado até aos Estados Unidos para garantir a integridade territorial da Roménia, registando a História a muito interessante réplica que Sua Majestade Romena deu ao Presidente Wilson, então árbitro do mundo: Quando Wilson lhe disse que a Roménia tinha de respeitar as minorias étnicas dentro das suas fronteiras, logo Maria lhe respondeu que sim, mas que os EUA também tinham de respeitar os negros...
Voltando à bela pedra que está supra, há muito que não pertence à Casa Real da Roménia: foi vendida logo em 1947 pelo neto de Maria, o Rei Miguel, que se viu forçado a abandonar o país quando este se transformou em mais um satélite soviético, tendo sido comprada pelo grande joalheiro Harry Winston.
A notícia mais recente que se tem dela é que foi vendida num leilão da Christie's em 2003 por 1 milhão e meio de dólares. E duvido que tenha sido comprada pelos proprietários originais, embora estes tenham recuperado muito do que era seu quando a Roménia se tornou uma democracia.
Na Roménia, a Rainha Maria não está esquecida:


1 comentário:

ana disse...

Muito interessante!:)