Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Coroa do advento


A nossa vinheta é dedicada à última semana do advento. A semana em que a coroa já tem as suas quatro velas, uma para cada uma das quatro semanas (e quatro domingos) que antecedem o dia de Natal.
Advento evoca a vinda da Luz. Jesus é, para os crentes, um "Sol de graça" que ilumina a sua vida. Mas na mesma época comemora-se em todo o hemisfério norte (aquele que numa perspectiva Eurocêntrica ditou as regras da nossa cultura) o solstício de Inverno.
Festa da vinda da Luz ... (e lembre-se que aquando da introdução do calendário Gregoriano, em 1582, o ciclo astral não correspondia já aos ciclos marcados com o calendário Juliano e que a noite de Natal (24 para 25 de Dezembro) se situava antes do equinócio de Inverno, que no ano 1 a.c. correspondeu à noite que hoje chamamos de S. João Evangelista, 27/28 de Dezembro) .
E também não é por acaso que a janela do Vaticano, onde o Papa reza a Oração de Angelus, é a janela colocada sobre a fonte onde ao meio-dia do Equinócio de Inverno bate a sombra do grande obelisco colocado no centro da Praça. Sendo assim, como o próprio Papa recordou no Ano Mundial da Astronomia (2009), a Praça de S. Pedro, do Vaticano, uma meridiana.
A cor litúrgica do Advento é o roxo (excepto no terceiro domingo que é o branco ou o rosa). Tradicionalmente, são essas as cores das quatro velas da coroa do advento. Velas que se vão acendendo, sucessivamente, uma em cada semana, sendo esta semana, a última, a época em que todas quadro se encontram iluminadas.
Esta última semana é também denominada a semana das "Antífonas de Ó". Em cada dia se canta (ou reza) uma Antífona, diferente, todas começadas por O.
A de hoje, dia 17 é a antífona da Sabedoria
O Sapientia
quæ ex ore Altissimi prodisti,
attingens a fine usque ad finem,
fortiter suaviter disponensque omnia:
Veni ad docendum nos viam prudentiae

4 comentários:

MR disse...

Que sapiência!... :)

LUIS BARATA disse...

Quase sapientíssimo...

Miss Tolstoi disse...

Vou aprendendo umas coisas que não sei.

MR disse...

:)