Prosimetron

Prosimetron

domingo, 12 de dezembro de 2010

A minha última aquisição...


xxxxxxParis: Librio, 2010

A minha última aquisição não foi uma compra, foi um presente. Foi a minha leitura, esta madrugada, e dele retirei este poema de Rimbaud, um dos meus poetas.
Gosto desta colecção, de que também tenho 100 héros de la litterature, ofertado pelo mesmo amigo. Os heróis da literatura até poderiam dar uma boa série do Prosimetron, colaborada por todos: cada um escolheria e falaria do seu herói literário. Aqui fica o desafio. A palavra e o arranque ao nosso director!


http://www.clg-silve.ac-aix-marseille.fr/spip/IMG/image/GrandeOurse.jpg

MA BOHÈME

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx(fantasie)

Je m'en allais, les poings dans mes poches crevées;
Mon paletot aussi devenait idéal;
J'allais sous le ciel, Muse! et j'étais ton féal;
Oh! là! là! que d'amours splendides j'ai rêvées!

Mon unique culotte avait un large trou.
- Petit-Poucet rêveur, j'égrenais dans ma course
Des rimes. Mon auberge était à la Grande-Ourse.
- Mes étoiles au ciel avaient un doux frou-frou

Et je les écoutais, assis au bord des routes,
Ces bons soirs de septembre où je sentais des gouttes
De rosée à mon front, comme un vin de vigueur.

Où, rimant au milieu des ombres fantastiques,
Comme des lyres, je tirais les élastiqes
De mes souliers blessés, un pied près de mon coeur!

Arthur Rimbaud

6 comentários:

Jad disse...

Chama-se isto "roubo de pensamento". Estava a colocar um poema de Félix Arvers... Já não coloco.

LUIS BARATA disse...

Les beaux esprits... :)

Parece-me interessante a ideia dos heróis literários. Mas por onde começar? Um certo D'Artagnan foi um dos meus primeiros, como terá sido para muitos leitores ao longo de várias décadas.Mas as senhoras têm sempre a primazia, por isso Ana e M.R. avancem!

MR disse...

Se o poema não é o mesmo, faça fazer de colocar o poema de Félix Arvers. Bem menos conhecido que o Rimbaud.

MR disse...

Emenda ao comentário anterior: ... faça favor...

Então, Ana, avance.

ana disse...

MR,
Vou pensar no desafio e é difícil porque há vários...

Miss Tolstoi disse...

Anh!... Que boa ideia.

Então, Jad, o tal poema de Félix Arvers? Um poeta que desconheço.