Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma exposição para MR e Ana

Século XVIII e actualidade
Nos "appartements" do Grand Trianon, no Palácio de Versalhes, está uma exposição que, interessando toda a gente, interessa especialmente o sexo feminino: a influência do século das Luzes na moda actual. Das colecções do Palácio e do Museu Galliera, bem como das de vários costureiros famosos, saíram modelos que mostram como as caleleiras empoadas, as rendas, os corpetes com barbas de baleia, as saias "à pannier", casacas do traje masculino, inspiraram modelos de grandes costureiros, como as Souers Boué, dos anos 20, Christian Dior, Balmain, Sain Lourent, Lagerfeld ou Balenciaga.
Sapatos para MR
Madame du Barry, a marquesa de Pompadour e a rainha Maria Antonieta, com os seus trajes da moda do século XVIII, encontram-se com os vestidos e adereços da moda dos século XX e XXI, em modelos com pedrarias, bordados, golas de renda, viajando para o espendor de Versalhes.
Um leque para Ana
Uma nota amarga: em França, mesmo com  crise, ainda vai havendo dinheiro para esta e outras fabulosas exposições, enquanto por cá a directora do Palácio da Ajuda, confessa, triste, que nem há dinheiro para uma exposição decente sobre a rainha D. Maria Pia, que morreu há cem anos, a 5 de Julho.

5 comentários:

MR disse...

Gostei particularmente do cabelo século XX. :)
Quanto aos dinheiros para exposições, também sabemos como a maioria dos nossos conservadores gostam de montagens sumptuosas que custam uma pipa de dinheiro. Haja materiais para se mostrarem que se fazem exposições. Mais modestas, do ponto de vista da montagem.

Lembro-me sempre de uma exposição que o PSL fez na Ajuda sobre património: montagem faraónica; peças originais: onde estavam?; catálogo, caríssimo do ponto de vista gráfico: uma m---- que não servia para nada.

MR disse...

Os materiais a mostrar sobre a D. Maria Pia não se encontram na sua maioria no próprio Palácio da Ajuda? Não são a "prata da casa"?

MR disse...

Façam um bom catálogo que é o que fica das exposições.

MR disse...

Também gostei muito dos sapatinhos. :)

ana disse...

Muito obrigada pela lembrança, adorei. :)

Lamento que não se faça uma exposição sobre D. Maria Pia, seria interessante.
Às vezes com menos meios e boa vontade consegue fazer-se alguma coisa... mas as verbas são importantes. O facto é que ninguém valoriza a carolice.