Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O esplendor da polifonia eborense


As XIV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, promovidas pela Associação Eborae Mvsica, convidam a concertos na Sé de Évora e no Convento dos Remédios, a realizar-se entre 1 e 5 de Outubro. A edição deste ano conta com a participação de um dos conjuntos mais aclamados no campo da Música Antiga, já apresentado neste espaço: Stile Antico. O grupo britânico integra jovens cantores que se dedicam à divulgação da polifonia das escolas franco-flamenga, espanhola e inglesa. Actua sem maestro, e, não obstante esta particularidade, marca presença nas grandes salas de referência, como a Wigmore Hall ou Cadogan Hall londrinas. Há poucos dias, terminou a sua primeira digressão pela Escócia.
A 4 de Outubro, às 21h, os Stile Antico apresentarão obras de compositores eborenses dos séculos XVI e XVII, entre eles, Frei Manuel Cardoso e Duarte Lobo, contribuindo seguramente para o reconhecimento internacional que Évora detém como um dos centros europeus mais importantes da polifonia renascentista.
Quem quiser planear uma ida pré-natalícia à capital britânica, deverá agendar um concerto, igualmente imperdível, no Wigmore Hall a 22 de Novembro, onde serão interpretadas obras de Tomás Luís de Victoria. O programa do concerto intitula-se The Immortal Glory of Spain. Mas antes desse acontecimento, temos a oportunidade de ver e ouvir este magnífico conjunto na bela Sé de Évora.

1 comentário:

MR disse...

Um pouco longe...