Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de setembro de 2011

Os segredos do Vaticano

Segrate: Mondadori, 2010

«Le vicende raccontate in questo libro non riguardano la Chiesa cattolica in quanto espressione della fede, talvolta del sacrificio, dei suoi ministeri e dei suoi fedeli. Qui sono raccolte alcune storie significative relative alla Santa Sede (il Vaticano), vale a dire a uno Stato autonomo, dotato di organi di governo, di un territorio (se pur simbolico), una bandiera, un inno, una moneta, un esercito (simbolico anch'esso) nonché sedi diplomatiche sparse in tutto il mondo e ammbasciatori (i nunzi apostolici) regolarmente accreditati.»
O Vaticano não é apenas um poder espiritual, mas um grande - enorme - poder temporal, que move grandes interesses, histórias de corrupção e intriga, personagens sinistras. É este mundo que Corrado Augias - de que já aqui trouxe Os segredos de Roma e Os segredos de Nova Iorque - nos desvenda, ao longo dos seus vinte séculos. Histórias como a da I Cruzada e dos Templários, da Doacção de Constantino, da tragédia do mausoléu de Adriano - conhecido como Castelo de Santo Ângelo - e a de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Mas também a da estranha morte de João Paulo I: é verdade que o Papa queria dispôr de bens da Igreja para construir escolas e hospitais nos sítios mais pobres do mundo? E o desaparecimento de Emanuela Orlandi, em 1983, nunca explicado e que parece esconder segredos relacionados com a gestão política e financeira do Vaticano? O livro encerra com o confronto existente no Vaticano a propósito da Opus Dei.
Será que não há nenhuma editora que queira traduzir este livro? Cavalo de Ferro, que é feito da anunciada tradução de Os segredos de Londres?

Sem comentários: