Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Chapéus há muitos... leões também!



Pormenor do túmulo de D. Afonso Henriques
Coimbra, Panteão Nacional de Santa Cruz (Coimbra), séc. XVI.

Dizem as Crónicas que quando D. Manuel, em 1502, a caminho de Santiago de Compostela, visitou o Mosteiro de Santa Cruz, verificou que os dois primeiros Reis estavam imolados em modestas arcas fúnebres no nartex da igreja. Em 1505 mandaram a velha igreja a baixo e começaram a nova igreja, em 1507.
As obras dos túmulos começaram em 1518 e as ossadas de D. Afonso Henriques foram trasladadas para a sua nova morada a 17 de Julho de 1520, sem a presença de D. Manuel.
Mas os túmulos não foram feitos onde hoje se encontram. Estavam no cruzeiro e só foram transferidos (?) para a capela mor (ou antes refeitos), quando frei Brás de Braga mandou construir o coro-alto (1535). Parece que foi então que houve a intervenção de Nicolau Chanterene que terá feito o Jazente e dado a forma que hoje a obra tem.
Numa publicação recente sobre O Túmulo de D. Afonso Henriques, diz-se "no túmulo de D. Afonso Henriques, no pilar do lado direito do observador, está um Doutor da Igreja, já plenamente renascentista que, por analogia, temos que atribuir a João de Ruão". Procuramos, em vão, o Doutor da Igreja.
O túmulo de D. Sancho, colocado ao lado do de seu pai, tem de ser entendido como um complemento do de D. Afonso Henriques.
Quem é que está em cada um dos pilares, em baixo: os dois evangelistas; João, tendo ao seu lado a águia, e Mateus, tendo ao seu lado a figura do anjo ou ser humanizado. Logo, no túmulo de D. Afonso Henrique encontram-se os outros dois evangelistas: lado esquerdo, Lucas, com o touro a seu lado; e do lado direito do observador, não S. Jerónimo, o Doutor da Igreja, mas sim, Marcos, o quarto evangelista, que tem como símbolo o leão, que se encontra, também, ao seu lado.


Lucas evangelista


Marcos evangelista





João evangelista

 
Mateus evangelista


4 comentários:

ana disse...

Esta postagem é muito interessante!
As fotografias estão muito boas.
Foram tiradas com um tripé?

APS disse...

Sucinto, elucidativo e claro - gostei muito!, JAD.

MR disse...

Idem.

JP disse...

Muito bem! Foi anteontem, a observação? ;)
Trivia: por acaso aprendi ontem que S. Jerónimo foi secretário de S. Dâmaso, o nosso hipotético primeiro papa português avant la lettre.