Prosimetron

Prosimetron

domingo, 27 de novembro de 2011

O Advento

Com o primeiro domingo do Advento, inicia-se hoje a época pré-natalícia, bem como um novo ano litúrgico na Igreja Católica que, designado por ano "B", recorrerá em especial ao Evangelho segundo São Marcos.

Os cristãos anunciam, durante o Advento, a vinda de Cristo, o Salvador. Em Portugal, a palavra "Advento" será conhecida por quem assiste à liturgia dominical. Mas em termos gerais, pouco se usa esta expressão em Portugal e, tanto quanto sei, noutros países do Sul da Europa, visto não existir uma tradição de Advento, ao contrário do que se vive no Norte do Continente. Aí, o termo "Advento" entrou na linguagem quotidiana, e os costumes, próprios deste período do ano, mantêm-se ainda hoje.
A primeira imagem mostra-nos as velas da coroa de Advento que representam os quatro domingos que antecedem o Natal. A tradição deste enfeite, imprescindível em qualquer lar alemão, remonta ao ano de 1839: Johann Hinrich Wichern, director de um orfanato próximo de Hamburgo e pastor protestante, compôs uma coroa de madeira de dois metros de diâmetro, colocando 24 velas encarnadas (para os dias úteis) e quatro brancas para os domingos. O propósito era o de acender uma vela cada dia e assim, em contagem crescente, reduzir o tempo de espera pela noite de Consoada, tão aguardada pelas crianças do lar. Muitas comunidades protestantes adoptaram esta novidade. A partir de 1925, a coroa de Advento conquistou também as paróquias católicas e tornou-se num "must" decorativo, quer nas igrejas, quer nos lares particulares. Das 28 velas iniciais, restaram quatro, por motivos de espaço evidentes, e a madeira foi entretanto substituída por ramos de pinheiro.

A todos, uma boa época pré-natalícia, independentemente do credo ou religião!


Johann Hinrich Wichern, "pai" da coroa de Advento

4 comentários:

MR disse...

Boas festas!

ana disse...

Filipe
Um excelente post. No dia 1 de Dezembro faço o presépio e preparo a casa para o Natal.
Esta preparação alemã é muito bonita, em especial a cor das velas e a utilização das mesmas.
Boas Festas! :)

hmj disse...

Para FVN:
HMJ agradece a geminação, embora posterior, com o post colocado no ARPOSE sobre o Advento.

hmj disse...

Para FVN:
HMJ agradece a geminação, embora posterior, com o post do ARPOSE sobre o Advento.