Prosimetron

Prosimetron

sábado, 3 de dezembro de 2011

O que podemos fazer?

3 de Dezembro é o Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência, assim decretado pelas Nações Unidas, sob a égide da qual foi também redigida a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, que conta já com a assinatura de uma centena e meia de estados.
O que podemos fazer? Para além do voluntariado que possamos praticar junto de organizações, há algo que está ainda mais acessível a todos : a denúncia de todos os obstáculos, públicos ou privados, que afectem a qualidade de vida destes nossos concidadãos. Ainda há minutos, estava a ler o relato da M.R. sobre as dificuldades sentidas nas entradas e saídas do Centro Alvaláxia e dei por mim a pensar como se "desenrascaria" alguém com menor mobilidade por exemplo. Ou noutro campo, a sinalética pública. Se às vezes dou por mim a tentar decifrar, e ainda tenho muitos neurónios acho eu, algumas instruções e orientações em lugares públicos imagino o que passem pessoas com dificuldades visuais ou de compreensão. Admito que a sinalética pública vá evoluindo em termos de design, mas sobretudo tem de ser de fácil apreensão e compreensão.
Quando as coisas não estão bem, é usar os livros de reclamações e caixas de sugestões, tanto as palpáveis como as electrónicas.

Sem comentários: