Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Livros de cozinha - 68

Mais dois livros de cozinha francesa: Cozinha francesa, do gastrónomo Fulano de Tal (pseudónimo não identificado), tendo como depositária, em Lisboa, a Livraria Clássica Ed. Tem uma epígrafe de Anatole France na página de rosto: «A cozinha francesa é a primeira do mundo. Esta glória resplandecerá acima de todas as outras quando a humanidade, havendo adquirido mais siso, colocar o espeto em mais alto lugar que a espada.» 
Este livro apresenta seis receitas com mexilhões, de que escolhi a mais conhecida: 

Mexilhões à marinheira

O melhor modo de preparar mexilhões é o seguinte, na opinião de Paul Brouillard:
Limpar cuidadosamente dois kg de mexilhões, um por um, deitando fora os que já estiverem abertos. Picar muito fino o valor de uma colher de sopa de cada um dos seguintes ingredientes: cebolas, chalotas, salsa e a parte branca de alguns aipos. Deitar tudo numa caçarola alta com 1/2 l de vinho branco, o valor dum ovo de manteiga e pimenta em pó. Nada de sal. Levar a lume bem vivo, cobrir e deixar cozer durante cinco minutos, fazendo saltar os mexilhões de vez em quando.
Amalgamar uma colher de sopa de farinha com igual quantidade de manteiga e deitar numa tigela o sumo de um limão, alguns dados de manteiga e duas gemas de ovos. Estando cozidos os mexilhões, tirá-los da caçarola com uma escumadeira, e colocá-los, com as suas duas valvas numa terrina. Deitar na água, que deixaram a manteiga e a farinha amalgamadas e agitar fortemente com o batedor de arame. À primeira fervura, acrescentar o conteúdo da tigela, sem parar o movimento do abtedor de arame e derramar imediatamente o molho sobre os mexilhões dispostos na terrina. Servir sem demora em pratos covos bem aquecidos. (p. 315)

Do livro de Marina Nobre Júlio, Cozinha tradicional francesa (Mem Martins: Europa-América, 1994),escolheria um queijo Boursin com pimenta e um champanhe, embora os mexilhões fossem bem com uma cidra dos trapistas.


E será que estamos nos trapistas a comer uns mexilhões?

2 comentários:

APS disse...

Não desdenhava provar...
Boa noite!

Anónimo disse...

Muito bons, embora hoje fossem pequenos. Mas as aí de casa tb são muito boas. Já fiz a receita que HMJ me deu. :)
MR