Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pintores e pinturas -8


Jean - Louis Forain, que na verdade se chamava Louis-Henri Forain, nasceu em Reims, em 1852, mas mudou-se para Paris em 1860, tendo começado a estudar pintura na Escola de Belas Artes.
A sua primeira fase como pintor teve a influência dos impressionistas, nomeadamente Degas e Manet, de quem se tornou amigo.

 
 Portrait de Rimbaud

 

Tendo participado na guerra de 1870, cruzou-se-se com  Verlaine e Rimabaud, de quem ficou amigo. Nos temas dos seus quadros há uma grande influêcia dos de Toulouse- Lautrec, designadamente as bailarinas.
 


Portrait de Anna de Noailles
 
Caricaturista, publicou trabalhos em vários jornais, nomeadamente no Figaro, com quem teve uma colaboração de trinta e cinco anos. Tinham um cunho satírico, de crítica social e política. Criou o seu próprio jornal, Le Fifre, onde definiu o propósito das suas caricaturas: "contar a vida de todos os dias,mostrar o ridículo de certas dores e a tristeza de muitas das alegrias"
 


Buffet


Em 1921, doou à sua terra natal uma colecção de desenhos, que estão no Museu Municipal e numa das salas do Museu das Belas Artes de Reims.
 

 
Danseuse
 
Em 1923 foi eleito para a Academia das Belas Artes e em 1931 membro da Royal Academie of Arts, de Londres.. Foi condecorado com a Comenda da Legion .de Hontra. Morreu em 1931 e está sepultado em Chesnay, perto de Versalhes.

.

2 comentários:

ana disse...

Belíssimo!
Gostei muito, em especial, do retrato de Rimbaud.
Boa noite!:)

MR disse...

Que banquete tão apetitoso...