Prosimetron

Prosimetron

sábado, 2 de março de 2013

"... uma espécie de Memórias"

Georges Seurat, O Eco, 1883-84
File:Seurat L'Echo.jpg

I
«Desejei falar de mim, neste livro, redigir uma espécie de Memórias. Fui escrevendo, escrevendo... Falei dos outros, afinal. Mas quem somos nós senão os outros?
Um homem é todos os homens que passaram por ele nesta vida e todas as coisas que ele viu. Nós somos o núcleo sensível e consciente de uma turba...»

Teixeira de Pascoaes, Obras Completas de Teixeira de Pascoaes, VIII volume, Prosa II. O Bailado, Lisboa Livraria Bertrand, 1973, p.11.

A Margarida tem a passagem assinalada a bold no seu blogue Memórias e Imagens. Sempre tive vontade de a ler no contexto da obra. 
A Cláudia Ribeiro arranjou-me o livro O Bailado e pensei porque não ligá-lo ao Eco de Seurat, uma vez que são o eco das memórias de Teixeira de Pascoaes?

2 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Lembro-me perfeitamente de ter lido esta passagem no referido volume...

Muito interessante.

Beijinhos.:))

ana disse...

Obrigada Cláudia!

Estou a gostar muito de ler o livro.
Beijinhos. :))