Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Da ciência...

Imagem do blogue De Rerum Natura

(...)
Na semana passada, Crato, não contente com os cortes drásticos que efectuou nas bolsas de ciência, obrigando numerosos jovens a emigrar, resolveu liquidar de vez a ciência em Portugal. De um universo de 322 unidades de investigação, condenou à morte a curto prazo 154, cerca de metade. Destas, 83 tiveram Bom, num processo de avaliação que, na parte em que não é obscuro, está empestado de erros e omissões, e têm a morte anunciada. Terão um financiamento ridículo e ficarão impossibilitadas de obter recursos humanos ou equipamentos. Bom, numa escala que contempla ainda Muito Bom, Excelente e Excepcional, é péssimo. E 71 tiveram Razoável ou Insuficiente, o que significa a execução imediata. Foi tudo a eito: Matemática, Física, Engenharia, Sociologia, Filosofia, etc. As outras unidades (168) aguardam o seu destino: estão num limbo e poderão também ser condenadas. O número de investigadores já sentenciados à morte é de 5187 num total de 15444. Entre eles estão alguns dos melhores cientistas portugueses, nomeadamente Nuno Peres, do Centro de Física do Porto e Minho, e Mário Figueiredo, do Instituto de Telecomunicações, que acabam de ser distinguidos internacionalmente como as mentes mais brilhantes.
(...)
Carlos Fiolhais O pior do Crato

5 comentários:

MR disse...

Vi uma reportagem na tv sobre os centros de Química, Física e Matemática da Univ. do Minho.
Agora chegou a vez das ciências exatas.
Quando os centros de História de Portugal e de Literatura Portuguesa são avaliados por doutores que vêm do estrangeiro, que não percebem nada das matérias em questão e nem sequer entendem português, o que esperamos?

ana disse...

MR,
Uma realidade triste. :(

Boa noite!

Miss Tolstoi disse...

Tristíssima!
Mas se os investigadores se juntassem e não puxassem pelo seu Centrozinho, talvez não tivéssemos chegado a isto. Para lá da política Crato-Coelho.

ana disse...

Miss Tolstói,
Ninguém quer largar as "suas quintas"...
Lamentável.
Boa noite!:))

ana disse...

Miss Tolstói,
Ninguém quer largar as "suas quintas"...
Lamentável.
Boa noite!:))