Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Janelas engalanadas III

Para terminar o périplo sobre as janelas engalanadas em honra da Rainha Santa Isabel aqui estão as últimas e como não podia deixar de ser as rosas são o símbolo por excelência.



As Rosas de Santa Isabel

Onde ides, correndo asinha, 
Onde ides, bela Rainha, 
Onde ides, correndo assim? 
Porque andais fora dos Paços? 
Que peso levais nos braços? 
Oh! Dizei-mo agora a mim?... 

A Santa, regalos novos, 
Frutas, pão, e carne, e ovos, 
No regaço e braços seus, 
Sem cuidar ser surpreendida, 
Ia levar farta vida 
Aos pobrezinhos de Deus. 

Coram-lhe as faces formosas, 
E responde:- "Levo rosas..." 
Dom Dinis deitou-lhe a mão, 
Ao regaço, de repente; 
Mas de rubra cor vivente 
Só rosas lá viu então!... 

Como o tempo era passado, 
Nos jardins, no monte e prado, 
De rosas e toda a flor, 
El-rei, cheio de piedade, 
Nas rosas da caridade 
Viu a bênção do Senhor! 

E daquele rosal dela 
Tirando uma rosa bela, 
Que guardou no peito seu, 
Disse-lhe:- "Em paz ide agora, 
Que eu me encomendo, Senhora, 
À Santa, ao Anjo do Céu." 

João de Lemos, in Antologia Poética

7 comentários:

MR disse...

As fotos são giras.
João de Lemos tem um lindo poema sobre o Campo Grande.

ana disse...

MR,
Já o colocou?
Não conheço, ou pelo menos não me lembro.
Boa noite. :))

Isabel disse...

O poema é muito bonito e as janelas, na minha opinião são as mais bonitas que colocaste. Simples, mas lindas:)

Um beijinho :)

ana disse...

Isabel,
Também são as que gosto mais. Adorava saber fazer estas flores. Se calhar não as usaria mas nestas janelas acho giras.
Beijinho. :))

Cláudia Ribeiro disse...

Ana, principalmente as cidades, deveriam estar mais floridas, ter mais canteiros, espaços verdes,... Tornam os espaços mais alegres!

Beijinho.:))

ana disse...

Concordo, Cláudia.
Beijinho. :))

MR disse...

Ana,
Não coloquei o poema de João de Lemos, mas um dia destes postá-lo-ei.
Bom sábado!