Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Leituras - Roth

(Imagem cortesia do Google)

O livro que estou a terminar é de Joseph Roth. Tudo o que li deste autor é opressivo e amargurado. Contudo, gostei mais deste título do que Todo-o-Mundo. A história é cativante, cruza-se com a história de Job (Antigo Testamento).

O homem deve ajudar-se a si mesmo...

Philip Roth, Jó, Romance de um homem simples, (tradução Catarina Pacheco). Lisboa: Ulisseia/ babel, 2010, p. 46.

Esta frase torna-se em certa medida um paradoxo.

4 comentários:

MR disse...

Dele só li A marcha de Radetzky e gostei.
Ando há que tempos para ler Judeus errantes.
Ele viveu num tempo «opressivo e amargurado».
Tenho em carteira para ler (empréstimo de uma amiga) a correspondência dele e de Stefan Zweig, mas tenho de me artilhar, emocionalmente. Deve ser...
Boa tarde!

MR disse...

O pouco que conheço da literatura austríaca (mesmo a atual), levamos sempre um murro no estômago.
Mesmo os filmes de Haneke...

ana disse...

Verbalizou mesmo bem o que é ler este autor. Não me lembro de outros nomes austríacos, de momento. :))

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.