Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A praia dentro de Lisboa


A partir de agosto um dos lagos do Jardim do Torel vai ser transformado em praia. O projeto inclui 100 metros cúbicos de areia de rio, um bar de praia, nadadores salvadores e bolas de berlim. Entre as animações previstas estão escalada e cinema, totalmente gratuitas.
A ideia deixa-me um pouco apreensivo por diversas razões; desde o tipo de frequência às enchentes que de certeza se prevêem, mas enfim, só irá quem quiser.
Pela sua localização e beleza, o Jardim do Torel é um dos segredos mais bem guardados de Lisboa. O nome provém de uma família Thorel, talvez de origem holandesa, com uma propriedade no local. Sabe-se que no reinado de D. João V havia em Lisboa um Marco António Thorel, que vivia na Travessa do Convento de N. S. do Monte do Carmo e que teve vários filhos, entre eles João Caetano Thorel da Cunha Manuel. Terá sido este o primeiro da família que construíu o palácio que deu nome ao sítio.
Vai ser a vinheta da semana.


5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Cinema já havia, no prosseguimento da boa ideia que foi a reabilitação deste jardim lisboeta algo esquecido. Quanto à " praia " também tenho algumas reservas, e tenho acompanhado a polémica já surgida, dos custos aos destinatários. Mas seguramente que irei lá " meter o nariz " como diz um nosso amigo.

MR disse...

Acho uma anormalidade. E com nadadores-salvadores?! Praia ou piscina?
Também lá hei de passar.

MR disse...

Tb acho bastante anormal aquela praia no Terreiro do Paço. Há praias, dignas desse nome, a 15 km de Lisboa ou, se calhar, menos.

Jad disse...

Praias na cidade.... Lisboa no seu pior. Volta Marcelo que estás perdoado....

Jad disse...

Se alguém desejar ver a vivenda em questão é seguir o seguinte endereço:
http://www.ebay.fr/itm/wz40626-Lisboa-Vivenda-Bastos-Thorel-/360989737901?&_trksid=p2056016.l4276