Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Uma biblioteca particular

A biblioteca do Museu-Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães. 
Um homem conhece-se através do que lê ou dos livros que possui. Porém, nem sempre se lê o que se tem. Leva-se uma vida inteira a ler e a escolher o que se lê mas é impossível ler-se tudo. Nesta biblioteca escolhi alguns dos livros e guardei-os em imagem para pensar que horas de prazer deu esta biblioteca ao Senhor da casa, o conde Castro Guimarães.
O que escolhia? O que lia? Qual era a sua sensibilidade? Teria apenas uma biblioteca convencional? Ou encontraremos nas estantes um perfil mais específico?
Não há na loja do museu, que por agora está fechada, uma biografia do proprietário da casa, apenas existe um panfleto de divulgação. O site do museu dá alguma informação ao visitante. 


Vejam-se livros sobre: a História do Município de Lisboa de Freire de Oliveira, e Depois do Terramoto de Matos Sequeira, umas Memórias são esta amostra de alguns livros sobre História.


Em seguida estão os livros sobre música. Eram de facto estes os livros eleitos. Sabe-se através da sala da Música a paixão do proprietário da casa pela mesma. Fausto, de Gounod, é um dos títulos encontrados, tal como composições para órgão que surge em mais que um título. Strauss e outros faziam as delícias da mente do nosso anfitrião.

De Wagner existem vários títulos, um deles Tristão e Isolda.
 
Aqui encontramos outros títulos ligados à música. Claro, foi o que para mim se destacou mais na biblioteca.


Contudo, encontram-se também livros sobre países, possíveis viagens do conde. Encontram-se assim, os livros de Victor Tissot sobre a Alemanha, Países Anexados, a Rússia... As viagens como não podia deixar de ser, faziam parte da mente do Conde de Castro Guimarães. 

No acervo da biblioteca podemos observar títulos em português, francês, alemão e inglês. O que se pode concluir que os donos eram verdadeiros poliglotas.  
Há uma questão que se pode colocar: seria (será) esta biblioteca maioritariamente masculina? Talvez, não posso responder com precisão, pois apesar de passar algum tempo na mesma não foi o suficiente para analisar esta questão. 
Para não me alongar fico por aqui. Encontram-se livros sobre Ciências Naturais, sobre Geografia, História e Literatura. Todavia, a música foi realmente a paixão do dono desta magnífica casa, do limiar do século XX, numa época de transição do romantismo tardio para o modernismo. Lembro só que o Conde de Castro Guimarães comprou a casa em 1910 a Jorge O'Neil o aristocrata mentor inicial da construção da Torre de S. Sebastião agora Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães.

Para ter mais conhecimento sobre a biblioteca leia-se o trecho retirado do site do museu:
[acrescentado 6:32 h]

http://www.cm-cascais.pt/mccg/home.html

Para ter uma melhor ideia deste Museu que eu gosto mais de chamar Casa.

3 comentários:

ana disse...

Como não tinha referido a profissão do conde de Castro Guimarães não referi os livros de carácter profissional. Assim, achei por bem acrescentar o que o site do museu contém.
Bom dia!:))

MR disse...

Como já disse, da próxima vez que for a Cascais, espero voltar a este museu.
Bom dia!

Isabel disse...

O ano passado visitei a Casa Museu. É muito bonita.

Beijinhos :)