Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Marcadores de livros - 1771

El Greco - Santo André do quadro «Santo André e São Francisco», ca 1595
Madrid, Museu do Prado
 

6 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Muito bonito! Nem todas as obras me "agradam", mas este manto verde é belíssimo

Maria disse...

Não me recordo de ver este quadro no Prado (eram tantos...), mas lembro-me de estar sentada na igreja de S. Tomé a apreciar o Enterro do Conde de Orgaz (magnífico!) e de visitar a casa museu de El Greco; tudo isto em Toledo, claro, uma cidade que adorei conhecer.

Boa noite!
🎨

MR disse...

Filipe,
Sou suspeita porque sou fã de Greco desde muito jovem. Mas já fui mais: ele foi um dos meus pintores preferidos. Hoje tenho muitos outros à sua frente.

Maria,
«O Enterro do Conde de Orgaz» é um quadro magnífico para ver com tempo. Da última vez que fui a Toledo a casa de El Greco estava encerrada.

Boa noite para os dois.

Justa disse...

MR, yo, al contrario que tú, tardé en apreciar a el Greco. Hace más de 20 años El Prado hizo una exposición de sus obras, provenientes de otros Museos de fuera de España y de Toledo. Fue magnífica. Sin embargo, mi obra preferida sigue siendo "El entierro... ", allí, en Santo Tomé.

¡Buena semana!

bea disse...

E eu que não sabia onde se tinha inspirado o pintor do S. Pedro da minha terra. Pois foi mesmo no Sto André de El Greco. Mas acredito que ele próprio desconhecesse o nome do artista original.

MR disse...

Justa,
Tinha 13 anos quando fui a primeira vez ao Prado e adorei os quadros do Greco.

Boa semana para as duas.