Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O mausoléu dos Medici

 

A chamada “Cappella dei Principi”, no museu das Capelas dos Medici em Florença, voltou ao seu esplendor em toda a sua magnificência, graças a um restauro de quase vinte anos, há pouco terminado. Os Medici ambicionaram a sua construção como capela fúnebre sumptuosa, mas nenhum membro desta família alguma vez a viu concluída. Concebida por Cosimo I em meados do século XVI, foi iniciada no século seguinte por Ferdinando I que ordenou a utilização dos mais preciosos mármores. A última dos Medici, Anna Maria Luisa, mandou construir a cúpula cujos trabalhos de decoração se estenderam até 1827, quando o grão-ducado já tinha passado para as mãos da casa de Lorena.

7 comentários:

MR disse...

Pensava que era no Palácio Medici Riccardi, que vi no ano passado e que tem uma capela belíssima: a Capela dos Reis Magos.
Quando voltar a Florença... Mas antes tenho de ir a Nápoles. :-) Talvez em 2022.
Boa tarde!

Filipe Vieira Nicolau disse...

Se for a Nápoles, "me lo faccia sapere":)

MR disse...

Foi no ano passado, mas sim há dois anos que vi a Capela dos Reis Magos.
Claro que lhe direi. :)
Boa tarde!

bea disse...

Não visitei este Museu das Capelas. Mas parece bem bonito.
Não vou voltar a encontrar Eduardo Lourenço nos concertos da Gulbenkian, tinha um sorriso tão afável e simples que dava até vontade de o abraçar e lhe agradecer o tanto que nos foi dando ao longo da vida. Legou aos portugueses herança de vulto.
Enfim, descansou.

Maria disse...

Nunca fui a Itália. Tantos, mas tantos países que não conheço...
Mas se tivesse ido, teria começado por Florença (com um Room with a View, claro) e por Veneza (com encontro marcado com o Corto e os gatos).
Só depois viria Roma... e aí os clichés são tantos que vou ficar por aqui 😊

Boa semana!
🍂🍁

Justa disse...

Una maravilla, sin embargo a mí me impresionaron más las tumbas funerarias de los Médicis, obra de Miguel Ángel, en la Nueva Sacristía.

¡Buena semana!

Mª Luisa disse...

A mim... Impressionou-me tudo.
Bom día!