Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 18 de junho de 2008

In Memoriam Cyd Charisse

As mais belas pernas do cinema.

Faleceu Cyd Charisse. Nascida em 1921, Tula Ellice Finklea ficou universalmente conhecida sob o nome artístico de Cyd Charisse pela sequência de dança "Broadway Melody" com Gene Kelly em "Singin' in the Rain". Dançarina no Ballet Russe, entra no mundo do cinema em 1943, dançando com Don Ameche. Assina com a Metro-Goldwyn-Mayer e actua pela primeira vez em 1946, em "The Harvey Girls", com Judy Garland. A imortalidade surge em 1952 com a sequência em "Singin' in the Rain"; virá a contracenar com Gene Kelly outra vez em "Brigadoon" (1954) e "It's Always Fair Weather" (1956). Em 1953, actua com Fred Astaire em "The Band Wagon" e novamente em "Silk Stockings", de 1957. Neste período, a MGM chegou a anunciar ter segurado as pernas de Ms. Charisse em um milhão de dólares (mais tarde a própria Charisse admitiu tratar-se de uma manobra publicitária do estúdio). Retira-se no final dos Anos 50, continuando a aparecer em musicais (estreia-se na Broadway em 1991) e na televisão.
Apesar de normalmente preferir as fotos de rostos expressivos (talvez invocando a Norma Desmond de "We had faces!"), neste caso é inevitável a excepção para as "miles of legs" de Ms. Charisse.



Sequência "Broadway Melody" de "Singin' in the Rain"
-- Gene Kelly e Cyd Charisse
PS - Obrigado ao João Mattos e Silva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ligando isto ao texto do IPod acima, o fumo abundante (0:42), hoje impensável, é também um sinal do quanto se mudou em comportamentos. Com ou sem ASAE, lá chegará o tempo em que olharemos para o tabaco como o séc XIX olhava para o rapé...

Bom dia (ou boa noite para o país dos cangurus)!