Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Gloria Swanson e o sonoro: Indiscreet


Um dos meus filmes deste fim-de-semana foi "Indiscreet", de Leo McCarey (o mesmo realizador que virá a estar ao leme de "Duck Soup" dos irmãos Marx, "The Bells of St. Mary's", com Ingrid Bergman, e "An Affair to Remember", com Cary Grant e Deborah Kerr).

Jerry (Gloria Swanson) livra-se do seu noivo infiel na noite de Ano Novo; conhece e apaixona-se por um escritor, e tudo parece ir pelo melhor até uma visita da irmã, acompanhada pelo seu noivo -- o mesmo de quem Jerry se livrara. O enredo, embora simpático, é secundário face à presença cativante de Swanson: a estrela actua, fala, canta e seduz "the people in the dark, out there in the dark" de uma forma de tal modo convincente e rica que é difícil perceber como foi possível entrar na obscuridade.

Aliás, a transição de Swanson para o sonoro fora um sucesso, com uma nomeação para os Óscares em 1929 na sua estreia com "The Trespasser"; "Indiscreet" é bem recebido pela crítica; mas os sucessos de bilheteira não vieram... só voltarão, por uma derradeira vez, em 1950.

Sem comentários: