Prosimetron

Prosimetron

domingo, 17 de agosto de 2008

Seis obras primas na Frick Collection

- Hans Holbein, Retrato de Thomas More

Para os privilegiados que possam visitar Nova Iorque até dia 28 de Agosto, está disponível um verdadeiro acontecimento na prestigiada Frick Collection : Poderão ver seis obras primas que desde 1915 têm estado inacessíveis ao público- Além do Retrato de Thomas More que figura supra, também o Retrato de Thomas Cromwell , inimigo do primeiro e também retratado por Holbein; de Bellini o São Francisco no Deserto; de Ticiano também dois retratos, Pietro Aretino , e O homem de capa vermelha. A sexta obra prima é o São Jerónimo de El Greco.

A razão desta exposição muito temporária- começou a 13 deste mês- prende-se com a reconstrução da antiga sala de estar da mansão, hoje Museu Frick, onde têm estado expostos os seis quadros agora apresentados e que para lá voltarão, findas as obras.


2 comentários:

Anónimo disse...

Thomas More a Pedro Giles:
(...) não estou ainda completamente decidido quanto à publicação deste livro (Utopia). Pois que a natureza dos homens é tão diversa, a imaginação de alguns tão caprichosa...

Thomas More, Utopia, Ed. Livros de Bolso, p.15.

Ainda bem que foi publicado!

LUIS BARATA disse...

E é um livro bem complicado. Não é puramente um tratado político, nem uma mera ficção, é antes uma obra bastante ambígua no que respeita a géneros literários. E, na verdade, inaugura um género- as utopias, a que se seguiriam as distopias e as ucronias, mas isso já é outra conversa.